Black Sabbath: Doom Let Loose - An Illustrated History by Martin Popoff


Por Ricardo Seelig
Colecionador

O canadense Martin Popoff é hoje o mais importante escritor metálico do planeta, além de um dos jornalistas e críticos mais respeitados quando falamos de música pesada. Autor de dezenas de livros e artigos, colaborador das mais diversas publicações, sua imensa bibliografia disseca a cultura headbanger e serve como guia tanto para os iniciantes quanto para os mais veteranos em heavy metal.

Depois de escrever obras dedicadas ao southern rock (“Southern Rock Review”), Blue Oyster Cult (“Secrets Revealed”), UFO (“Shoot Out The Lights”), Rainbow (“English Castle Magic”), Dio (“Light Beyond The Black”) e Iron Maiden (“Run For Cover: The Art Of Derek Riggs”), Popoff coloca agora no mercado “Black Sabbath: Doom Let Loose”, que coloca em pratos limpos toda a carreira do grupo mais importante da história do rock pesado.

Com 355 páginas, o livro inicia na era pré-Sabbath, nas primeiras aventuras de Tony Iommi, Geezer Butler, Bill Ward e Ozzy Osbourne, que culminaram com o surgimento do Earth. Os primeiros ensaios, os primeiros shows, as primeiras histórias, está tudo lá, relatado nos mínimos detalhes por Popoff.

Mas o filé de “Doom Let Loose” surge mesmo quando o Black Sabbath se lança ao mercado e se consolida como banda. Dividido em capítulos que englobam cada um dos álbuns lançados pelo grupo, e também todas as fases e mudanças de formação pelas quais a banda passou, a obra vai fundo nos bastidores, processo de composição e itens lançados em cada época, o que a transforma, simultaneamente, em um excelente livro de histórias e um guia fundamental para os colecionadores do Black Sabbath, já que lista versões dos álbuns, singles, promos e demais itens colocados no mercado.


O texto de Martin Popoff é fácil de ser lido, prende a atenção, e vem acompanhado de muitas, muitas mesmo, fotos e ilustrações relacionadas ao grupo. É claro que quem é fã irá amar e pirar nos detalhes, mas o mais legal disso tudo é que “Doom Let Loose” funciona não só para essas pessoas, mas também para todo e qualquer apreciador de rock e de música.

“Black Sabbath: Doom Let Loose” é uma obra excelente, como já é tradição nos livros de Popoff. Uma pena que não tenha sido lançado no Brasil e não conte com uma versão em português.

Falando nisso, essa é uma ótima dica para as gravadoras e editoras dedidadas ao heavy metal: por favor, lancem os livros de Martin Popoff no Brasil. Não somos um dos maiores mercados para a música pesada no mundo? Então, testem essa força e coloquem essas obras à disposição dos

headbangers brasileiros. Garanto que leitores não faltarão …

Para comprar esse e outros livros de Martin Popoff, acesse seu site oficial.


Comentários

  1. é uma pena mesmo nao termos estes livros lançados no Brasil...o Metal Eye Witness tambem nao deve ser lançado no Brasil,queria muito esse livro, vo tentar dar um jeito de comprar o importado...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.