Stratovarius - Visions (1997)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Cotação: ****1/2

Dando sequência a sua política de relançamentos, a Dynamo Records recoloca no mercado brasileiro o clássico "Visions", sexto trabalho do Stratovarius e responsável por transformar a banda em um dos maiores nomes do power metal da década de noventa.

Lançado originalmente em 28 de abril de 1997, o disco contém alguns dos maiores hinos da carreira dos finlandeses, como "The Kiss of Judas", "Black Diamond", "Forever Free" e "Before the Winter". A qualidade das composições é tamanha que a primeira metade do álbum parece mais uma coletânea. Passados mais de dez anos de sua chegada ao mercado, a coesão de suas faixas ainda surpreeende não só o ouvinte novato, que toma contato com suas canções pela primeira vez, mas também o banger mais veterano, que reafirma a sua crença no talento e na capacidade criativa do grupo.

Mas a força de "Visions" não está somente nos clássicos já citados. O conjunto de suas faixas entrega ao ouvinte, em uma bandeja reluzente, muito do que de melhor o heavy metal produziu na última década. "Legions" é um power metal construído com as características que fizeram do estilo um dos mais populares em todo o mundo; "The Abyss of Your Eyes" tira o pé do acelerador e coloca uma bem-vinda pitada épica na mistura; Timo Tolkki mostra suas influências de música clássica em "Holy Light", com sua guitarra sendo acompanhada, nota por nota, pelo teclado competentíssimo de Jens Johansson; "Paradise" é uma paulada que mescla em uma mesma faixa elementos de heavy metal e hard rock, resultando em uma das melhores composições da história do grupo; e o encerramento, com a longa e grandiosa "Visions (Southern Cross)", é um exemplo do quanto a banda estava afiada naquela época, com um desfile de melodias inspiradíssimas e linhas vocais feitas sob medida para levantar estádios.

Para finalizar, gostaria de fazer apenas uma observação: já que estava relançando o disco em nosso mercado, seria muito interessante que a Dynamo Records agregasse algum diferencial a essa nova versão, diferenciando-a daquela lançada há alguns anos atrás por outra gravadora. Uma ótima maneira de fazer isso seria acrescentar nessa reedição as bonus tracks presentes na versão japonesa do disco, criando assim um atrativo muito interessante para os fãs e para quem ainda não possui o álbum em seu acervo.

Vale lembrar que, além de "Visions", a Dynamo reeditou também "Twilight Time" (1992), "Dreamscape" (1994), "Fourth Dimension" (1995) e "Episode" (1996). Eis aí uma ótima oportunidade para conhecer ou completar a discografia de um dos mais importantes e influentes grupos de heavy metal dos anos noventa.


Faixas:
1. Black Diamond - 5:40
2. The Kiss of Judas - 5:49
3. Forever Free - 6:00
4. Before the Winter - 6:07
5. Legions - 5:43
6. The Abyss of Your Eyes - 5:38
7. Holy Light - 5:45
8. Paradise - 4:27
9. Coming Home - 5:36
10. Visions (Southern Cross) - 10:19



Comentários