Bandas de Um Disco Só: Lift - Caverns of Your Brain (1974)


Por Ronaldo Rodrigues
Colecionador

A Banda

O Lift foi formado em 1972 em New Orleans, Estados Unidos. O núcleo inicial era o tecladista Chip Gremillion, o baixista Cody Kelleher e o baterista Chip Grevemberg, todos músicos que já estavam a algum tempo lutando por um lugar ao sol em diversos outros grupos. Nesta primeira fase, passou pela banda o guitarrista Chris Young, que, mesmo não tendo permanecido por mais que alguns meses, ajudou em duas composições que viriam a integrar o disco Caverns of Your Brain. Os vocais ficaram a cargo de Courtenay Hilton-Green, que já era conhecido de Chip Gremillion. O guitarrista que assumiu o cargo foi Richard Huxen. 

A banda passou a constituir um repertório e sair tocando por aí, o que a possibilitou a construção de uma boa reputação, principalmente entre outros músicos. Em 1973, o grupo já era querido por público e crítica, tocando no circuito de universidades locais e eventos especiais. O repertório consistia em grande parte de covers, que ao longo dos meses foi ficando gradativamente mais complexo e ousado. O som de grandes estandartes como Led Zeppelin, Uriah Heep, King Crimson, Genesis e EL&P dividiam espaço com o crescente material autoral dos garotos (que naquela altura tinham entre 19-20 anos).

No verão de 1974 entram em estúdio e registram quatro faixas, produzidas por Sonny Fox. Este registro gerou um material promocional em LP, com tiragem de 500 cópias. Em New Orleans, a popularidade do grupo aumenta ao longo do ano de 75, e Sonny sugere aos músicos a mudança para Atlanta. 

Mas a barra foi pesada na nova fase do grupo. A banda se deslocou para a Philadelphia para gravar uma nova versão de "Simplicity" e "Tripping Over the Rainbow", além de registrar uma nova composição instrumental. Gravaram tudo rapidamente e retornaram para Atlanta, aguardando o material ficar pronto e ser enviado, o que não aconteceu. Entre o fim de 1975 e o começo de 1976, Cody Kelleher e Courtenay Hilton-Green deixaram o grupo. Os remanescentes passaram cerca de sete meses procurando substitutos. Encontraram uma garganta disposta ao som do grupo em Laura "Poppy" Pate, uma cantora que trabalhava em uma loja de música e que, ao ouvir o som dos caras, já foi logo entrando sem mais delongas. A banda foi reformulada, ficando da primeira formação Chip Grevemberg, Chip Gremillion e Richard Huxen, entrando Mike Mitchell, Tony Vaughn e Laura. 

Nos seis meses seguintes à entrada de Laura, o grupo compôs mais cinco novas músicas e adaptou as canções de outrora à nova formação. O produtor britânico Michael Stewart se interessou pelo som da banda e já trabalhava em Atlanta com o grupo de hard Hydra. Michael percebeu o grande potencial do Lift, mas não considerou que o material já existente era representativo, e levou o pessoal novamente para o estúdio. Sessões de fotos, frisson de cast locais, selos interessados em lançar a banda, e o Lift passou a ser o grupo oficial de abertura da maior casa de espetáculos de Atlanta, a Alex Cooley's Electric Ballroom

Eis então que acontece o inesperado - a vocalista Laura "Poppy" Pate informa que está deixando o grupo por razões pessoais e a sua partida motivou também a saída de Richard Huxen. Os demais membros convidaram uma série de músicos para cumprir as datas, mas a coisa não fluiu bem. Mesmo com a saída de Richard e Laura, a banda continuou compondo, mas faltou fôlego para continuar. O fim aconteceu em fevereiro de 1979.

O Disco 


Caverns of Your Brain, disco proveniente das sessões de 1974, é um registro poderoso e grandioso do que significava o rock progressivo na primeira metade dos anos setenta. O quadro musical privilegia o instrumental, que por si só, já diz muito. Os vocais não são propriamente um destaque, mas são suficientes para segurar a onda. Os teclados, em grande parte, direcionam o som, mas não ofuscam a reluzência dos outros instrumentos, que ora ou outra dão sua mostra de maestria. Há relativamente poucas intervenções de guitarra, porém sempre altamente racionais. 

Em "Simplicity", o contrabaixo impele sonoridades siderais para todo um instrumental facultado ao transcendental, fazendo um som diligente e rápido, ousado, altivo; "Butercoop Boogie" vem num embalo devastador da força percussiva num boogie intergalático; teclados complementam o som com uma gama de sonoridades aclamadas por dez entre dez fãs de rock progressivo, viajando a mil por hora. "Caverns" tem uma calma beleza em sua morneza e "Tripping Over the Rainbow" traz idéias muito bem agregadas num som bem pulsado e nada tedioso. Nestas quatro grandes canções há uma dialética construtiva entre os instrumentos e matizes que realmente sacodem todos os níveis mentais!

Em 1990, o selo norte-americano Syn-Phonic contatou o tecladista Chip Gremillion para relançar, a partir das fitas originais da sessão de 74, o álbum
Caverns of Your Brain, da mesma maneira que a promo lançada pelo grupo. Em 1992, saiu a compilação Past, Present & Future, incluindo material adicional inédito das sessões de 1977, na fase Atlanta do grupo. Em 2001, uma nova compilação, chamada The Moment of Hearing Lift, saiu trazendo todo o material registrado na fase Atlanta, além das quatro faixas de Caverns of Your Brain, totalizando oito faixas, rastros musicais do talento ímpar do Lift.

Comentários