Discos Fundamentais: Charlee - Charlee (1972)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

O primeiro e único disco do power trio canadense Charlee é um dos mais desejados pelos apreciadores e colecionadores do chamado hardão setentista. Liderado pelo lendário guitarrista italiano Walter Rossi, o Charlee cometeu em seu único registro uma obra-prima do gênero.

Rossi, exímio instrumentista, teve passagens marcantes pela banda de Wilson Pickett e pelo Buddy Miles Express, onde em 1970 gravou a primeira versão do maior sucesso de Miles, "Them Changes", poucos meses antes de Buddy aceitar o convite de Jimi Hendrix e integrar a Band of Gypsys. Aliás, para muitos pesquisadores, a versão de Hendrix para "Them Changes", presente no álbum
Band of Gypsys contém um solo muito semelhante ao que Rossi havia gravado anteriormente, o que demonstra o quanto o músico italiano radicado no Canadá estava à frente do seu tempo.

As oito faixas de
Charlee apresentam um hard rock pesadíssimo, com claras e gigantes influências de Hendrix no modo de Rossi tocar a sua guitarra. O disco abre com a instrumental "Wizzard", um hard blues cósmico de cair o queixo. Na sequência temos a hendrixiana "Lord Knows I´ve Won", repleta de groove e com um mojo irresistível. O riff de abertura de "Just You and Me" é mais uma prova do talento de Rossi, enquanto "A Way to Die" é uma balada de uma beleza tocante, demonstrando em seus solos e melodias a enorme de sensibilidade e intimidade de Walter Rossi com o seu instrumento.

"Let´s Keep Silent" é outra composição onde podemos sentir a influência de Jimi Hendrix no estilo de Rossi. Com um balanço contagiante, é uma espécie de hard funk repleto de malícia, com Walter debulhando no wah-wah. "Wheel of Fortune Turning" espanta pelo peso absurdo, enquanto "It Isn´t the First Time" aposta mais uma vez no balanço e tem um certo tempero latino.

Capa da edição original canadense

O álbum foi lançado em 1972 no Canadá e apenas em 1976 nos Estados Unidos, sendo que a edição americana é a mais conhecida e tem uma capa diferente da original, com uma ilustração de Rossi, do baixista Jack Geisinger e do batera Mike Driscoll que lembra o estilo do cartunista Robert Crumb. As duas são difíceis de serem encontradas em vinil, mas a edição canadense é a mais valorizada e rara, um verdadeiro objeto de desejo entre os colecionadores.

Resumindo: o Charlee foi um grupo sensacional, liderado por um músico incrível, mas que, infelizmente, ficou pelo caminho, não alcançando o reconhecimento e a importância que merecia. Um erro que podemos consertar com o tempo. E aí, topam esse desafio comigo?

Faixas:
A1. Wizzard - 3:29
A2. Lord Knows I've Won - 2:45
A3. Just You and Me - 3:32
A4. A Way to Die - 6:50

B1. Let's Keep Silent - 3:28
B2. Wheel of Fortune Turning - 6:32
B3. It Isn't the First Time - 6:09
B4. Let's Keep Silent - 1:57

Comentários

  1. Excelente disco! Somente os segundos iniciais de "A Way to Die" já compensam a ouvida!

    Interessante notar como se encerra a última faixa do álbum, Let's Keep Silent Part 2 - com um telefone tocando e não sendo atendido, esperando resposta - selando o destino desse incrível conjunto que, infelizmente, está fadado a ser conhecido e reconhecido por poucos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.