As manias dos colecionadores de discos

Seja qual for o gênero musical predominante em sua coleção, ou o formato que você mais gosta de ter em seu acervo (vinil, CD, ...) nós, colecionadores, apresentamos certos comportamentos padrões que ilustram bem a nossa paixão, e, em certo ponto, obsessão pelos discos.

Abaixo uma pequena, e curiosa, lista dessas manias, colhidas em conversas com amigos e pela experiência que quase 30 anos acumulando discos me proporcionaram:

- todo CD e LP deve ser bem cuidado. Dedos não combinam com ambos. Manuseie-os com cuidado, com atenção para mantê-los sempre limpos

- as capas não existem apenas como componente estético. É nelas que o disco deve ficar, sempre. Jamais deixe um item fora de sua capa, pois ele pegará pó e outros resíduos que prejudicarão não apenas a sua qualidade, mas, sobretudo, a sua vida útil
 
- discos não foram feitos para serem emprestados, mas sim para serem ouvidos

- se um amigo insistir muito, leva uma cópia em CD-R, mas nunca o disco original para sua casa

- os CDs ou LPs são guardados na vertical, com as informações escritas em sua face alinhadas, retinhas, para dar para ler

- os discos são organizados por bandas, em ordem cronológica, variando entre crescente e decrescente, mas nunca sem ordem alguma

- as novas aquisições ficam em um lugar separado da estante, e só são encaixadas no acervo depois de serem devidamente digeridas e assimiladas

- os discos devem ser ouvidos até o final antes de serem sacados do CD player ou da vitrola. Nada de ouvir apenas uma música e já tirar a peça dali

- alguns separam suas coleções em estilos, o que deixa mais fácil encontrar o que se procura, mas isso só vale para acervos com itens de vários gêneros distintos, como metal, blues, jazz, pop, classic rock

- outros, mais neuróticos - ou malucos mesmo - não mexem nos encartes de jeito nenhum e, quando isso é indispensável, usam luvas para não deixar suas digitais marcadas no papel

- quando estamos atrás de discografias que pretendemos completar, deixamos o espaço vago para o item que ainda não temos na estante, para lembrar que está faltando um disco ali

- quando estamos em uma loja garimpando novos itens, andamos com os que nos interessam embaixo do braço para não correr o risco de alguém pegar o ite que queremos, mesmo que, na hora de efetivar a compra, daqueles vinte itens que carregamos levemos para casa apenas três ou quatro.

- perdemos o sono e o bom humor ao ver uma caixa de CDs com os dentes de acrílico quebrados ou um vinil riscado

- CDs comprados em sebos precisam, necessariamente, ter a sua caixa de acrílico trocada por uma nova

- LPs antigos devem, antes de ser rodados em nossas vitrolas, passar antes por um banho revigorante

- digipacks, boxes e embalagens especiais são guardados separados dos outros discos

- em dias em que estamos meio de saco cheio, deprimidos, não existe terapia melhor do que olhar para a estante e ver quantos discos legais temos em casa. Isso levanta a moral de qualquer um

- no CD player do carro não entram discos originais, apenas cópias que fazemos em casa

- todos os CDs são guardados dentro de um saquinho plástico, para ficarem melhor conservados. O mesmo vale para os LPs, que devem sempre possuir um plástico protetor externo e interno

- adesivos que vem na embalagem externa, colados no plástico, são recortados e guardados dentro do encarte, afinal eles fazem parte daquela edição e jamais devem ser jogados fora

- quando uma banda lança um disco ruim - como, por exemplo, itens como St. Anger, Virtual XI e Nostradamus -, toda a discografia do grupo é colocada de cabeça para baixo, de castigo, até a raiva passar

- e, por fim, arrumar a coleção de tempos em tempos, para ver o que temos e sentir o enorme prazer que só uma coleção de discos pode proporcionar

E você, o que acha disso tudo?  Somos todos malucos, loucos e desequilibrados, ou não passamos de gente normal mesmo?  Quais são as suas manias?

Deixe o seu comentário e nos ajude a entender, cada vez mais, como funciona a cabeça desses seres compulsivos por natureza: nós, os colecionadores de discos!

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Está tudo aqui.Comentar o que agora ??? (rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Bah, tem muita coisa daí que eu faço, principalmentea divisão da minha coleção e só guardar o vinil que acabei de comprar depois de ouvi-lo. Eu ainda catalógo todos os meus vinis, dividindo por álbum, música, duração da música e também quantas músicas o álbum tem. Por que? Sinceramente, não sei, mas é uma forma que tenho de me organizar. Poderia ter comentado mais sobre o pessoal que guarda os vinis, mas a matéria tá bem legal. E não acho o Nostradamus um mal disco. Tem coisa do Judas que é bem pior. Flw!

    ResponderExcluir
  3. Não há motivo nenhum para ouvir CDs originais no carro. Dei sorte: nas duas vezes que os 'amigos do alheio' arrombaram eu carro eles levaram vários CDs regraváveis, enquanto meu acervo permanecia são e salvo em casa. Assim como, depois de ter sido possível copiar CDs em casa, não há motivo nenhum para os amigos levarem CDs originais de sua casa. Quer ler o encarte? Compra o CD, ou vá ler na loja, se quiser ler na minha casa não tem problema, desde que trate bem e não deixe 'impressões digitais'. Se dê por satisfeito de a gente copiar os CDs, quando devia mandar baixar o CD da internet caso a pessoa queira ouví-lo. O mesmo vale para filmes em DVD. Quer ver? Dou uma cópia, se vier reclamar já mando comprar (ou alugar).

    ResponderExcluir
  4. Guardar de cabeça para baixo a coleção de uma banda, após o lançamento de um disco "ruim" é o fim da picada!!!! Lendo coisas assim, fico até feliz de descobrir que tem gente mais maluca do que eu...

    ResponderExcluir
  5. Ivanildo, essa foi foda mesmo ... mas, tirando os exageros, relatar essas situações garante umas boas risadas, ainda mais porque a gente se identifica com várias delas, não é mesmo?

    Abraço, meu velho.

    ResponderExcluir
  6. Queria saber uma coisa. Como faço para evitar a droga dos mofos em minha coleção? Parece uma coisa que não tem jeito! A Ap não é umido, uso anti-mofo e de vez em quando aparece as marquinhas nos encartes. Alguem tem solução ou nós colecionadores temos que conviver com isto?
    Abraços,
    Fabio

    ResponderExcluir
  7. Cara, estranho isso. Nos meus CDs não tem nada de mofo, e eu vivo mexendo neles. Para não acontecer nada com a mídia, evite tocar nela com os dedos, tanto na frente quanto atrás, pegue o disco apenas pelas laterais, pois assim você evitará que eles oxidem. Em que cidade você mora? Se for praia, ou próximo ao litoral, ou mesmo uma cidade que chove muito, a umidade e a maresia podem afetar os discos.

    ResponderExcluir
  8. lol tem mta coisa ai que eu faço tbm, sei la, sinto como se os cds tivessem de ser intocáveis, raramente rireo o encarte pq acho que vai estragar, mas essas ai de separar por banda n faço pois soh coleciono do guns msm, abrços.

    ResponderExcluir
  9. Muito engraçado esse texto. É verdade que um colecionador de discos [ou outra coisa qualquer] sempre sente muito ciúmes do que tem, principalmente por nada ter saído de graça e, muitas vezes, ter significado muitos anos de ansiosa espera. Cada item de uma coleção conta uma pequena história, e vem daí todos aqueles cuidados, noves fora os exageros que cada colecionador confere ao seu tesouro.

    ResponderExcluir
  10. Gostei do texto, mas pena que o achei só agora e ainda resolvi comentar algumas coisas, pois são manias que eu também tenho.

    A minha coleção é dividida em duas estantes a primeira é dedicada ou hard rock e ao heavy metal e a segunda é dedicada ao jazz, ao blues e ao soul e esse trio é único que fica junto e misturado pela estante, enfim todos os discos independente da estante estão organizados em ordem alfabética e cronológica e armazenados em sacos plásticos. Emprestar discos jamais, pois qualquer risco independente do tamanho decreto o fim da amizade sou muito chato nesse aspecto, pois só eu sei o duro danado e o sacrificio que eu fiz para adquiri-lo, enfim parafraseando um autor famoso: “Bons amigos não pedem discos emprestados”, e depois disso se o cara não se tocar a amizade é encerrada automaticamente esse cara nunca mais entra na minha casa outra vez.

    Para mim organização é tudo por isso sempre tem uma ordem que além da alfabética obedece ao tempo cronológico e por isso cada discos de cada banda está neste ordem. As minhas novas aquisições ficam separadas dos demais até ouvi-los como se deve, pois é chato mistura-los e depois ter que ficar procurando no meio da prateleira por isso ficam num lugar de destaque para serem devidamente escalados conforme a vontade ouvir e sempre começo pelos discos lançados na década de 1970, nunca pelos lançamentos recentes.

    Quando começo a ouvir um disco só paro depois que ele terminar o lado a e o lado b e o cd até quando acabar as faixas e não tem nada, que me faça parar e as vezes até me atraso para as tarefas do cotidiano, pois se caso não termino fico com a terrível sensação de está faltando alguma coisa e ou o que poderia ter sido enfim é terrível e por isso desagradável.

    Nos meus discos só eu mexo e mais ninguém e os encartes não foram feitos para ficar sendo folheados, pois com o tempo eles vão ficando manchados e mais frageis e podem rasgar-se e fora que você sem querer pode amassa-los e um disco de capa amassada é terrivel é a mesma coisa que ter uma empresa e a fachada estiver quebrada ou entregar um cartão de sua empresa rasgado ou amassado para alguém é desagradável demais.

    Não compro nada em sebos e quem me conhece sabe muito bem porque eu odeio esse tipo de “comércio” espurio. Eu só compro discos pelo Mercado Livre pelos preços, que são muito mais baixos e ao meu ver são justos e detalhe são importados zero km, lacrados. Eu tenho a seguinte mania o lacre dos cd´s importados, eu colo na torre do computador enfim meu computador já esta lotado e se tiver algum espaço ele é mínimo, mas eu faço isso que é para comprovar que eu comprei e para quem ver já saber o que ouço.

    ResponderExcluir
  11. Não compro nada em sebos e quem me conhece sabe muito bem porque eu odeio esse tipo de “comércio” espurio. Eu só compro discos pelo Mercado Livre pelos preços, que são muito mais baixos e ao meu ver são justos e detalhe são importados zero km, lacrados. Eu tenho a seguinte mania o lacre dos cd´s importados, eu colo na torre do computador enfim meu computador já esta lotado e se tiver algum espaço ele é mínimo, mas eu faço isso que é para comprovar que eu comprei e para quem ver já saber o que ouço.

    Os cd´s digipack eu guardo em sacos plásticos e numa parte do armário especialmente designadas para armazena-los devido à ação do tempo ser mais incisiva sobre eles e junto com os acrilicos podem amassar, riscar a embalagem e o conteúdo pode ser arruínado. No meu carro só entra os mp3, que seleciono para o meu ipod, do meu iphone, pois imagine você se leva disco original e alguém abre o carro para roubar o som e resolver roubar o disco e o prejuízo é fogo.

    Semanalmente, eu tiro todos os discos da prataleira para recontar e refazer a arrumação é um prazer fazer isso e perder horas e pegar um livro e ler um pouco e escutar um cd e depois prosseguir na arrumação e anotar o número no computador, pois a minha coleção é catalogada em ordem alfabética, cronológica e além disso tenho uma segunda lista e os cd´s estão registrados ali por ano de lançamento e quando compro algum item lá vou eu atualizar as minhas listas (detalhe eu conheço todos os discos que eu tenho o catalogo, eu fiz de cabeça e depois conferi para saber se tinha esquecido, mas isso não aconteceu eu só levei quatro horas e meia para fazer essa operação).

    Hoje com o recurso do mp3, eu não compro disco ruim e por isso não viro nada de ponta cabeça e nem fico passando raiva, e aliás coleções completas eu tenho de poucas bandas, pois como já disse os discos ruins não entram na minha casa e na minha estante, por isso é normal ver alguns buracos nas discografias. Geralmente os adesivos que vem no cd eu colo eles na tampa do gabinete do meu computador.

    ResponderExcluir
  12. Para finalizar, eu quando vou a uma loja coisa que hoje raramente faço, pois aqui em minha cidade o que existem como opção são apenas as grandes redes Saraiva e Fnac e como o estoque é limitado e muito caro aproveito as promoções e levo sempre pouca coisa, mas no caso da segunda os livros, as biografias sempre tem preços acessíveis e a biografia do Metallica, escrita pelo jornalista Mick Wall e a Autobiografia de Neil Young e o Conversas com Jimmy Page eu paguei por cada um R$ 29,90, mas geralmente ando com uma sacola cheia pela loja e um dia encontrei um amigo e ele me perguntou se eu estava fazendo as compras do mês.. Nos meus livros só eu coloco a mão e emprestar é algo impossível porque como todos bem sabemos discos e livros são itens pessoais e não públicos por isso cada um que adquira o seu.

    Outra coisa: Eu odeio essas edições “especiais”, eu só as compro se realmente fizeren jus ao especial, pois se for para ouvir dez vezes a mesma música, ou aquelas sobras de estúdio terriveis que a banda fez bem em não gravar, pois muitas queimam o filme da banda. Colecionador não é sinônimo de otário, de idiota e eu não gosto e não aceito ser explorado e por isso fujo dessas edições especiais “deluxe” entre outros. Para destacar as melhores edições desse formato, que eu adquiri foram Black Metal, do Venom por causa do dvd, e a do Billion Dollar Babies, do Alice Cooper cujo segundo disco é um baita show ao vivo da turnê desse álbum.

    Enfim gente esse ai sou com a minha coleção de discos e as minhas manias não são diferentes de um colecionador muito pelo contrário elas coadunam com muitos dos colecionadores.

    ResponderExcluir
  13. Coleções , interessante ...

    A regra que eu mais aplico na minha coleção de cds é ''Não emprestar discos'' , tive que aprender do modo difícil.

    Primeiro Cd que comprei foi com 7 ou 8 anos de idade e isso me marcou muito , foi o ''Draw the Line'' do Aerosmith uma edição japonesa do disco. Discos japoneses se mandar importar é caro de mais mas dei sorte que era usado , e um tempo atrás inventei de emprestar e o que que acabou acontecendo ....... desastre total , roubaram o meu disco.

    Desde então não empresto mais disco algum ,virei um cara que cuida tão bem da coleção que não empresto cd's nem pro meu irmão mais...... sem mais comentários.

    ResponderExcluir
  14. Minha principal mania é deixar tudo alinhado, só que na horizontal. No mais, post divertidíssimo!

    ResponderExcluir
  15. Digipack é uma embalagem forjada no fogo de Mordor para infernizar a vida de quem coleciona. Qualquer descuida e já marca.

    ResponderExcluir
  16. Comprei meu vinil do "Hunky Dory" do David Bowie aos 13 anos, em 1974, e até hoje o adesivo com o nome do disco está dentro da capa. Outra mania de alguns colecionadores (minha, pelo menos)é a de comprar uma coletânea com músicas que já se tem e ouvir com prazer renovado, como se estivéssemos escutando aquelas músicas todas pela primeira vez! Também já coloquei para rodar picture discs de vinil com gravações que eu já tinha só pelo fetiche de ver a imagem girando no toca-discos enquanto ouvia a música.

    ResponderExcluir
  17. Sim, exceto por de cabeça para baixo. E quando empresto, já compro outro CD, porque é difícil voltar.

    ResponderExcluir
  18. A exceção dos adesivos e das embalagens plásticas para os cds, sigo todos esses 'mandamentos'. No caso dos adesivos eu nunca me importei mesmo, às vezes eu sinto é raiva, porque colocam o trem justamente em cima do acrílico, pra ficar quase impossível de tirar.
    No caso do plástico eu já ouvi falar que ele pode atrair fungos, então só uso a capa nos vinis, todos muito bem conservados. No caso do cd eu tiro o plástico mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com tudo!!!

    Falto algo assim:

    - mães/esposas, vocês estão proibidas de limpar essa coleção!!

    ResponderExcluir
  20. Muito boa matéria. Eu tenho uma mania de que apenas eu limpo a coleção. Tenho em minha cabeça que só eu sei manusear as coisas. Também não empresto nada, depois de que comprei os meus primeiros cd's e não sobrou nenhum pra contar história, eu não empresto.

    ResponderExcluir
  21. Tem muita coisa aí que eu faço, ahaha! me diverti lendo!!! Agora que eu voltei a comprar vinil eu estou separando minha coleção de uma fora diferente, fora dos padrões "Aceitáveis": Estou separando por local de compra, comprado em sebo de uma lado, comprado novo de outro, comprado no mercado livre em outro, etc. A coleção tá aumentando e já começo a questionar a eficiência desse tipo de separação, ehehe!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Essa de guardar a discografia de ponta-cabeça após um disco ruim é novidade... Até porque hoje eu consigo adorar discos que eu odiava, como o X-Factor e o próprio St. Anger... E aí, o remorso fica onde? Huhaua

    Fora isso, eu tenho um arquivo PDF que atualizo a cada compra, dividido em CD, DVD, Vinil e Box, com artista/álbum em ordem cronológica. Coloco a data de compra e características, como se foi autografado, etc.

    Obrigado, Collector's Room, por me fazer sentir incluído em um mundo que minha mãe considera de maníacos...

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho um seríssimo problema de falta de espaço e por isso ainda não consegui organizar minha coleção direito. Gostei do texto, muito interessante, embora algumas manias eu confesso que não tenha... mas posso passar a tê-las, rsrsrsrsrs.
    Minha mania que não está aí: como coleciono o formato CD, todos que eu tenho faço questão de digitalizar em MP3 e guardar uma cópia para uso particular no meu Ipod. Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Eu organizo minha coleção por afinidade entre bandas. Ex: Deep Purple, Rainbow, Whitesnake, Elf, Black Sabbath, Dio, etc. Loucura total!! =D

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma mania com meus CDs coloco todos alinhados dentro da caixa, de forma que quando você abre ele está certinho sem necessidade de virar a caixa ou mexer nele para ler. Com isso descubro se alguém mexeu neles, isso apavora eventuais metidos que não entendem como eu descubro a transgressão! ahahahah

    ResponderExcluir
  27. Cara, somos mesmo malucos!!
    Faço tudo isso sem nunca ter lido "as regras".
    Só nunca recortei os adesivos nas embalagens, nem "coloquei a banda de castigo"(essa foi ótima!!).

    Abraço

    ResponderExcluir
  28. Está praticamente listadas todas as minhas manias em relação à minha coleção de cds. Muito bom, gostei mesmo da matéria.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Parte 1

    Destas manias, eu possuo quase todas. Se existe algo desagradável é gente que não sabe que para apreciar, enxergar bastam apenas os olhos. Eu não admito que qualquer pessoa quem quer que seja mexa nos meus discos e isso já foi motivo de discussão e inclusive decretou o fim de amizades.

    Tem uma frase, que se não me engano quem proferiu foi o Barão de Itararé, que diz o seguinte: “Um bom amigo não pede livros (discos) emprestados”. Jamais empresto meus discos e livros, pois apenas eu sei o quanto custaram, o sacrifício que tive que fazer para fazer essas aquisições e fora a história que eles contam. Uma mania que eu tenho e não está descrita ai é guardar as notas fiscais, mas por quê? A resposta é simples, as notas fiscais trazem a data e trazem discriminado o que foi comprado e através dessas informações, eu me lembro direitinho da época e de tudo o que fiz naquele período entre outros.

    Os discos, os livros no meu caso contém valor inestimável e por isso cuido como se fossem os únicos exemplares, ou seja, peças raríssimas. A minha mania e também paranoia me priva de conhecer os encartes, eu nunca vi um encarte de qualquer um dos meus discos e nem com luva, pois os meus medos de outros tipos acidente afastam a possibilidade de vê-los, folheá-los. Outra mania, na verdade um ritual quando decido comprar discos é jamais comprar usados, mas não porque sou nariz empinado - também não sou rico - é por causa da conservação, dos cuidados do dono anterior a mim.Venhamos e convenhamos não existe nada melhor do que disco zero e o prazer de ouvir o celofane se rasgando, o cheiro de novo, o brilho do encarte e do próprio disco.

    Nesse caso sou tão detalhista, que ai sim, que eu olho encarte e olho o disco nos mínimos detalhes e por nunca encontrar um usado a contento não compro, pois odeio disco pulando e ter que lavar o disco. Outra mania, eu tenho uma agenda de cartões só de lojas de discos é uma coleção também, mas infelizmente muitas dessas lojas já desapareceram e hoje são boas lembranças. As que sobraram ainda frequento via internet e mensalmente aquela que tiver o que eu quero é nela que enterro meu suado dinheirinho. As lojas de novos e usados, a única que resistiu só trabalha com usados cujos preços são uma fábula e o estado é o pior possível então são carta fora do baralho. Um dia encontrei o dono e ele me perguntou “porque você sumiu?” e eu retruquei “cadê os lançamentos?”, depois dessa acho que ele entendeu o meu sumiço.

    Outras manias para proteger a minha coleção da nefasta ação do tempo é guarda-los em saquinhos plásticos e os digipack são embalados nesse saquinho e também tem lugar especial para eles porque assim evito que eles amassem em contato com os discos de caixa de cristal, o foda é que eu já perdi alguns digipack por causa disso. Além de tudo, na arrumação, na disposição deles na estante não separo por estilos apenas por ordem alfabética e cronológica de cada artista. Como sou só eu e mais ninguém quem mexe, então acho de cara o que quero ouvir. Outras manias já citadas aqui é sobre a catalogação tem a geral onde entram todos os discos sem exceções e no final dessa lista tem o número de discos devidamente contados e a cada aquisição são recontados, a segunda lista chama-se aquisições que é tudo o que eu compro no ano, eu tenho guardado anotado desde 2000 até o presente momento. A última lista é organizada por ano e tem o número de discos lançados no tal ano, e no final de cada década tem o número total de discos que eu tenho dessa década e depois disso no final também o número total de discos e também é recontada a cada nova aquisição. Eu tenho total controle da minha coleção sei de cabeça todos os itens que eu tenho e sei o que foi lançado em tal ano de tal década.

    ResponderExcluir
  32. Parte 2

    Como não gosto de emprestar e definitivamente não empresto, não dou e muito menos troco discos, ou seja, só adquiro-os a fim de engordar a minha coleção e o meu conhecimento musical não gosto nem de receber ninguém para não receber pedidos de “me empreste esse e aquele discos, eu sou cuidadoso não se preocupe” e ai você responde “porque você não compra” e de volta ouve “porque é caro” e ai você finaliza dizendo “é por isso que não os empresto”. Enfim, é uma experiência desagradável e às vezes você passa por chato, mas infelizmente é assim e por ser assim é que tenho todos os meus discos comigo muito bem conservados, intactos e brilhando na minha coleção como se fossem o sol do verão.

    Finalizando essa parte do não empresto, dependendo do meu humor no dia, o camarada até leva uma cópia geralmente em mp3 se ele tiver pendrive e se ele tiver cd-r gravo para ele uma cópia e não se fala mais nisso. Tem gente que pensa nossa que cara pão duro, não é isso, é que eu não gravo nada para ouvir, então não tenho cd-r guardado pelo simples fato de comprar apenas originais e novos, mas depois de baixar previamente o disco para consultar e decidir se vale a pena ou não investir nele, e pelo sim ou pelo não o lugar de “lixo” é na lixeira, certo?

    Quando uma banda lança um disco ruim, eu não coloco de ponta cabeça porque eu não compro é simples. No cd player por motivos de segurança jamais entram discos originais apenas ipod, que é devidamente conectado ao som e pronto é só selecionar e ouvir o que estou a fim de comprar ou não. Já lavei muito disco e ainda hoje os lavo, mas faço com álcool isopropílico, água bidestilada misturados na seguinte proporção 70% de água e 30% de álcool e uma flanela branca para confirmar a existência de sujeira esse realmente está acontecendo à limpeza. Evito materiais como sabão, detergentes, limpa vinil porque além da tradicional gordura tem também os abrasivos que em longo prazo acabam com o disco.

    Olhar e arrumar a estante e depois de rever o catálogo para conferir se não esqueceu de nada, a segunda parte é ficar contemplando por horas e horas cada disco e escolher alguns para ouvir relembrar velhas histórias bebendo coca cola e fumando um Marlboro e entre goles e anéis de fumaça pensar no futuro, nas surpresas que ele guarda bem guardado para mim. É ótimo ser um colecionador é um estilo de vida e assim como cada louco tem as suas manias nos temos as nossas.





    ResponderExcluir
  33. Rapaziada, queria antes de tudo dizer que li cada coment desses aqui com muita atenção.Alguns trouxeram "manias" que eu também tenho, e que não foram citadas no post extremamente divertido e bem sacado, pois me vi rindo demais em muitas situações.Fiquei fã do Blog.
    Eu possui hj cerca de 3000 Vinis, uns 8 mil Cds, 4 mil filmes, e infelizmente poucos livros.Passei a ler livros digitais pela falta de espaço, mas SIM, concordo, não é a mesma coisa. Conforme citado acima, o plástico interno dos LPs causa mofo mais rapidamente. Os novos discos importados vem com papel manteiga ou papel macio poroso, que absorve mais a umidade. Mandei fazer mil envelopes de papel desses, e estarei substituindo aos poucos.Disco ruim, não compro. Tenho St Anger em CD (com DVD), fazer o que ? Comprei no pré lançamento. Não tenho nenhum ódio das edições especiais, pelo contrário, adoro, e nunca me desfaço das versões simples.Logo vou postar algumas fotos no BLOG.
    Bom 2014 pra todos os malucos...por música.

    ResponderExcluir
  34. Muito legal e engraçado , porem verdadeira...kkkkk, parabens

    ResponderExcluir
  35. Eu coloco um adesivo na lateral, com o ano de compra. Sempre troco também as capas acrílicas, limpo sempre que necessário e sempre olho para minha coleção e me sinto orgulhoso!

    ResponderExcluir
  36. Minha mania é que quando compro um DVD ou CD tiro uma copia de segurança. Não deixo de esculta os originais por causa disso mais é porque sempre tem alguém que pede o CD ou DVD e sempre empresto, isso vale para CD e DVD pois vinil o ditado já diz " vinil não se empresta".

    ResponderExcluir
  37. Minha mania que tenho é na medida do possível comprar um outro cd ou vinil que gosto muito apenas por garantia de estragar ...por que ( não sei ) .

    ResponderExcluir
  38. Concordo em guardar os CD's em sacos plásticos, mas os saquinhos não podem ser aqueles com abas colantes, pois isso impede a respiração do encarte e pode ocorrer a proliferação de fungos no mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.