Discos Fundamentais: Patto - Hold Your Fire (1971)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Nossa, o que é isso? Essa foi a minha reação ao ouvir, pela primeira vez,
Hold Your Fire, segundo álbum da banda inglesa Patto. Porque eu reagi assim? Porque as músicas do disco vem carregadas de uma sensibilidade, de uma beleza melancólica que, somadas as interpretações de Mike Patto e à guitarra única de Ollie Halsall, transformam o mero ato de ouvir o álbum em uma experiência tão impactante que irá acompanhá-lo por toda a vida.

A música contida nas nove faixas de
Hold Your Fire traz uma carga emocional tão imensa que ... bem, eu, sinceramente, não consigo explicar. Você toma o primeiro choque com a faixa-título, onde a banda está curtindo sobre um groove irresistível. Daí entra "You, You Pointed Your Finger", simplesmente uma das músicas mais belas que eu conheço. 

"How´s Your Father" é outra beleza, baladaça com uma interpretação de arrepiar de Mike Patto e um solo sensacional de Halsall. "See You at the Dance Tonight" é uma paulada hard-jazz-boogie, não dá pra colocar em um rótulo, tem que ouvir. E assim o disco segue, entregando pérola atrás de pérola, como "Give it All Away", "Air Raid Shelter", "Tell Me Where You´ve Benn", até fechar com "Beat the Drum", uma balada com andamento jazz.

O vinil original de
Hold Your Fire é um dos itens mais desejados pelos colecionadores do lendário selo Vertigo. O motivo? A capa vinha com três recortes diferentes, o que possibilitava ao dono do disco montar inúmeras versões dos três personagens da arte original.

A banda acabou em 1973, e Mike Patto e Ollie Halsall tocaram juntos no Boxer, assunto de outro dia aqui no blog. Patto faleceu em 1979, vítima de uma leucemia. Ollie sucumbiu ao seu vício crônico em heroína, morrendo de um ataque cardíaco em 1992. Clive Griffiths e Admiral John sofreram um acidente de carro que deixou Clive com amnésia, sem lembrar de nada do seu passado, enquanto Halsey ganhou a companhia permanente de uma muleta em virtude dos ferimentos sofridos em sua perna. Um triste fim para uma das bandas mais sensacionais e injustiçadas de todos os tempos.

Extremamente recomendado!

Faixas:
A1. Hold Your Fire
A2. You, You Pointed Your Finger
A3. How's Your Father
A4. See You at the Dance Tonight

B1. Give It All Away
B2. Air-Raid Shelter
B3. Tell Me Where You've Been
B4. Magic Door

Comentários