Dark Funeral - Attera Orbis Terrarum - Part 1 (2007)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ****

Certas coisas não precisam ser ditas. Uma delas é que o Dark Funeral é uma das melhores e mais importantes bandas de black metal da história. Só isso. O nome dos suecos está lado a lado com verdadeiros mitos como Mayhem, Darkthrone, Gorgoroth, Burzum. Além do aspecto histórico, o Dark Funeral vivo o metal extremo escandinavo juntamente com grupos como o Dimmu Borgir.

O DVD duplo
Attera Orbis Terrarum – Part I ("Destruindo o mundo", em latim) é uma prova incontestável de tudo isso que eu escrevi no parágrafo acima. O vídeo traz três shows completos, em três países diferentes. As apresentações aconteceram na Holanda em 05/03/2006, em Katowice (Polônia) em 02/03/2005 durante o Metalmania Festival, e em Paris no dia 17/03/2006.

Os concertos na Polônia e na Holanda são os dois melhores materiais do DVD. Ambos contam com qualidade de imagem e áudio primorosa. Em Katowice, por se tratar de um festival, o show é ao ar livre, e o Dark Funeral faz uma apresentação extremamente agressiva. Destaque para a edição do material, com cenas muito bem produzidas, que capturam com competência ímpar toda a força do grupo em cima do palco. A participação do público é intensa, transformando essa apresentação na Polônia em uma das melhores já lançadas em vídeo por uma banda de black metal.

O show holandês não fica muito atrás. A performance climática e teatral do Dark Funeral ganha ainda mais força através de uma edição que mescla cenas coloridas como momentos em preto e branco, o que dá um ar tremendamente maligno e pesado para o material. Mais uma vez a performance do grupo é arrebatadora, não dando espaço para críticas negativas.

O DVD 2 traz o show realizado em Paris, de longe o mais fraco dos três, mas não por culpa do grupo, mas sim pela captação e edição das cenas. Tecnicamente está longe das duas apresentações contidas no primeiro disco, apesar de o Dark Funeral tocar com a competência habitual. Os caras que filmaram o concerto pareciam não saber exatamente o que estavam fazendo, infelizmente.

Ainda neste segundo disco existe uma série de vídeos antigos do grupo, captados entre 1994 e 1997, que apesar da qualidade sofrível, tanto de som quanto de imagem, formam um material interessantíssimo, já que trazem passagens do Dark Funeral por pequenos clubes undergrounds suecos e noruegueses, em um documento importante da cena extrema do início da década de 90. Finalizando, há ainda o clipe de “Atrum Regina”, onde a banda explora mais o peso do que a velocidade, em uma faixa que possui passagens claramente influenciadas pelo Black Sabbath.

Os clássicos do grupo, como “Hail Murder”, “An Apprentice of Satan” e “The Secrets of the Black Arts”, além da recente “Attera Totus Sanctus”, são destaques inevitáveis, mas o fato é que os set lists apresentados estão nivelados por cima, comprovando a qualidade que o Dark Funeral sempre apresentou em toda a sua carreira.

Individualmente se sobressaem o vocalista Emperor Magus Caligula, dono de uma senhora voz e de uma presença de palco hipnótica, e o baterista Dominator, extremamente técnico, tanto nas partes mais rápidas quanto nas lentas. Além de tudo, a parte gráfica do material merece menção. A capa contém uma ilustração muito bem feita, assim como os menus dos DVDs, com um acabamento acima da média.

Por tudo isso, A
ttera Orbis Terrarum – Part I é um dos melhores DVDs lançados recentemente. Em se tratanto de black metal, sem dúvida é um item obrigatório. Que venha a segunda parte.

Comentários