A História do Jackson 5


The Jackson Five foi um dos mais importantes grupos musicais dos Estados Unidos durante a década de setenta. O conjunto era formado pelos irmãos Jackson: Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, Randy e Michael.A banda conseguiu logo um grande sucesso com as suas quatro primeiras músicas ("I Want You Back", "ABC", "The Love You Save" e "I'll Be There"), que alcançaram o topo das paradas americanas e o top#10 em muitos países do mundo.

O Jackson 5 fazia grandes performances e encantava o público em geral, principalmente por serem tão jovens, com suas múscas de estilos variados sendo apresentadas de forma brilhante pelo grupo. Foi ao lado de seus irmãos que o mais novo dos Jacksons, Michael, começou a se destacar como dançarino e cantor.


O patriarca do clã Jackson, Joseph, organizou Jackie, Tito, Jermaine e dois outros jovens vizinhos, Milford Hite (na bateria) e Reynaud Jones (nos teclados) em um número chamado The Jackson Brothers em 1962. Em dois anos, Michael e seu irmão mais velho, Marlon, começaram a tocar atabaque e pandeiro, respectivamente. Em 1966 Michael tornou-se o vocalista principal do grupo. Ele tinha então oito anos de idade.

Com Michael à frente o grupo começou a excursionar e venceu um concurso para artistas amadores no Harlem, em Nova York. Os Jackson assinaram seu primeiro contrato de gravação com a Steeltown, uma gravadora local, em 1967, e tiveram seu primeiro sucesso regional com a canção "Big Boy", em 1968.


Os Jackson Five foram descobertos por dois grupos musicais da época, Gladys Knight & The Pips e Bobby Taylor & The Vancouvers, que os levaram para a gravadora Motown em 1968. Berry Gordy, chefão da Motown, comprou o contrato da gravadora Steeltown e assinou com os Jacksons em março de 1969. Gordy levou os Jacksons para Los Angeles e os transformou em astros mundiais. Ainda em 1969 os Jackson 5 foram apresentados ao grande público por Diana Ross e foram oficialmente lançados como a próxima grande atração da Motown.


Os primeiros quatro singles do grupo, "I Want You Back" e "ABC" de 1969, e "The Love You Save" e "I'll Be There" de 1970, tornaram-se primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Outros sucessos incluem "Mama's Pearl" e "Never Can Say Goodbye" de 1971, "Lookin' Through the Windows" de 1972, "Get It Together" de 1973 e "Dancing Machine" de 1974.

Os Jackson Five gravaram catorze álbuns para a Motown, e Michael, Jermaine e Jackie ainda gravaram álbuns solo como parte da "franquia" Jackson 5. Muitos dos sucessos dos Jackson 5 foram produzidos por produtores da Motown – Berry Gordy, Freddie Perren, Alphonzo Mizell, Deke Richards e Hal Davis. Estima-se que os singles e álbuns do grupo, somados, tenham vendido mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo.

Em 1975 os irmãos Jackson assinaram um novo contrato com a CBS Records, indo para a divisão Philadelphia International e, pouco tempo depois, foram para a Epic Records. O novo negócio com a CBS rendeu bons lucros e liberdade de criação, coisas que eles não tinham muito na Motown. Ao saber que os Jackson 5 haviam assinado um contrato com outra gravadora, a Motown rescindiu o contrato, ficando com os direitos sobre o nome e o logotipo do grupo. Além disso, Jermaine, que havia casado com Hazel, filha de Berry Gordy, optou por permanecer na Motown para seguir carreira solo.

Agora como The Jacksons e com o irmão mais novo, Randy, no lugar de Jermaine, os irmãos continuaram sua carreira de sucesso, fazendo turnês internacionais e gravando seis álbuns entre 1976 e 1984. Hits desse período incluem "Enjoy Yourself" e "Show You the Way to Go" de 1976, "Blame It on the Boogie" de 1977, "Shake Your Body (Down to the Ground)" de 1978 e "Can You Feel It" e "'This Place Hotel" de 1980.


O grupo gravaria o álbum
The Jacksons Live em 1981 e depois faria uma pausa. Jermaine regressou para a gravação e turnê de Victory, de 1984. Michael Jackson e Mick Jagger participam na faixa "State of Shock", que foi o maior êxito desse disco.

No final da década, Michael e Marlon não eram mais membros do grupo, que acabou em 1990. A banda ainda lançou, em 1989, o álbum 2300 Jackson Street. Rumores de que o grupo se reuniria novamente, com a participação de Michael, chegaram a circular pela imprensa em 2005. Em novembro de 2007 Jermaine teria declarado ao canal BBC 6 Music que o grupo estava gravando novo material e que até poderiam sair em turnê em 2008.

Comentários