Scorpions - Live at Wacken Open Air 2006: A Night to Remember - A Journey Through Time (2007)


Por Ricardo Seelig

Cotação: ****

Grupos veteranos como o Scorpions não tem vida fácil. Além de precisar compor e lançar álbuns inéditos de tempos em tempos, em uma prova constante de que ainda estão vivos artisticamente, precisam encarar a concorrência de centenas de novos nomes, bandas essas muito mais próximas do público jovem atual do que os alemães. O que fazer para conquistar novos fãs então? Uma boa resposta é lançar DVDs como esse
Live at Wacken Open Air 2006 – A Night To Remember, A Journey Through Time.

Gravado em casa, no tradicional festival alemão, o DVD cumpre o que o seu subtítulo promete: uma viagem pelo tempo, pelas diversas fases da carreira do grupo, com direito a participações mais que especiais dos lendários guitarristas Uli Jon Roth e Michael Schenker, além do baterista Herman Rarebell.

Com o público na mão desde o início do show, Klaus Meine, Rudolph Schenker, Mathias Jabs e companhia esbanjam experiência e competência. Amparados por um set list muito bem montado, o grupo já entra de forma bombástica com “Coming Home”, antecedida por uma espetacular introdução. E daí é só clássico atrás de clássico. “Bad Boys Running Wild” não envelheceu com o tempo. “The Zoo” mantém seu carisma, mesmo passados mais de vinte anos desde o seu lançamento. Aliás, nessa música ocorre o primeiro grande momento do show, com um solo antológico de Jabs. Quem viveu os anos oitenta sentirá arrepios até nos já não tão presentes cabelos …

Uli Jon Roth é chamado ao palco para executar três canções com a banda: “Pictured Life” do álbum
Virgin Killer de 1976, “Speedy´s Coming” de Fly to the Rainbow de 1974 e “We´ll Burn the Sky” de Taken by Force de 1977. O guitarrista é aclamado pelo público, como esperado, mas o que chama a atenção é a absoluta reverência com que os integrantes do Scorpions se comportam ao seu lado, reconhecendo sua genialidade e admitindo que ele está alguns degraus acima de todos eles. E é só Roth começar a tocar os primeiros acordes de “Pictured Life” para ficar claro o porque dessa atitude. Com uma postura totalmente zen, Uli executa trechos intricadíssimos como se estivesse fazendo a coisa mais natural do mundo, e, mais importante, com uma imensa expressão de satisfação no rosto. Assisti-lo é algo que beira o transcedental, e tal expressão não é um exagero. Dentre as três músicas executadas, “We´ll Burn the Sky” se destaca, com Roth comandando o Scorpions em uma performance primorosa.

Os alemães voltam com sua formação atual e executam três composições, “Love´em or Leave´em”, “Don´t Believe Her” e “Tease Me Please Me”, para logo chamarem o outro convidado especial para o palco. Assistir Michael Schenker tocando ao lado de seu irmão Rudolph emociona. O temperamental guitarrista, que virou mito do instrumento durante sua passagem pelo UFO na década de setenta, surge bêbadaço, cambaleante e sorridente, mandando ver - por incrível que pareça, devido ao seu estado alcoólico lastimável - na instrumental “Coast to Coast”, uma das mais emblemáticas faixas dos alemães. Com uma postura contida, Michael comporta-se de forma tímida no palco, tocando com a técnica habitual, mas parecendo querer fugir dos holofotes. Também, vendo o nível da bebedeira do alemão percebe-se o porque disso ... Triste, pra dizer o mínimo.

Um momento emocionante é a execução da bela “Holyday”, do álbum
Lovedrive de 1978, com os irmãos Schenker se complementando nas passagens acústicas da canção. Michael Schenker ainda executa “Lovedrive” e “Another Piece of Meat” com o Scorpions, antes de sair do palco devidamente ovacionado para, provavelmente, entornar mais algumas cervejas nos bastidores.

Após um breve solo de bateria de James Kottak, o vetereno Herman Rarebell, baterista da fase áurea da banda durante os anos oitenta, dá início à “Blackout”. Dos três convidados especiais é aquele onde a passagem do tempo está mais marcante. Com um visual que lembra aquele seu simpático tio que é alegria dos almoços familiares de domingo, Rarebell toca ainda “No One Like You” com o grupo, e fica evidente que, apesar de não comprometer em nenhum momento, Kottak é um instrumentista muito mais técnico que o veterano Herman, imprimindo muito mais energia e precisão à música do grupo alemão.

A parte final do show é marcada pelos clássicos “Big City Nights”, “Can´t Get Enough” e pela inevitável “Still Loving You”. Mas ainda faltava uma surpresa, e ela vem com Uli Jon Roth e Michael Schenker retornando ao palco para tocar a mais do que clássica “In Trance”. Putz, que sonzeira!  Com Uli comandando o grupo musicalmente, as quatro guitarras soam impecáveis, com Roth, Jabs, Rudolph e Michael esbanjando feeling e experiência. O solo de Uli Jon Roth é um destaque à parte, assim como a dobradinha que faz com Mathias Jabs em determinado momento da canção.

Encerrando as participações especiais, Roth puxa uma versão do “Bolero” de Ravel, onde fica evidente o seu talento acima da média. Essa música conta também com a participação do jovem Tyson Schenker na guitarra (não sei se ele é filho do Rudolph ou do Michael, então me ajudem), mostrando que a dinastia dos Schenker ainda nos dará mais frutos. A faixa conta também com uma performance inusitada de Rudolph Schenker, que larga a sua guitarra e faz alongamentos de yoga em pleno palco! Só assistindo para entender o que eu estou falando …

Encerrando o show, como não poderia deixar de ser, a banda toca “Rock You Like a Hurricane”, mas desta vez acompanhada de um cyber-escorpião totalmente mecânico, em um efeito visual muito legal.

Individualmente, além dos convidados especiais, os destaque vão para Mathias Jabs, que está tocando como nunca; para Rudolph Schenker, que além de ser um dos melhores guitarristas bases do mundo agita sem parar durante todo o show; e para o baterista James Kottak, que esbanja energia, técnica e carisma. Klaus Meine já não tem a mesma energia do passado, mas ainda possui um alcance e uma técnica vocais invejáveis, enquanto o baixista Pawel Maciwoda cumpre bem a sua função.

Live at Wacken Open Air 2006 é um DVD excelente, uma das melhores opções disponíveis para quem gosta de assistir a um bom show de rock confortavelmente em sua casa. E, além disso, faz uma retrospectiva de toda a carreira de uma das maiores bandas alemãs de todos os tempos, com direito a participações especiais de alguns de seus mais marcantes protagonistas.

Compre que vale pena.


Faixas:
1. Coming Home
2. Bad Boys Running Wild
3. The Zoo
4. Loving You Sunday Morning
5. Make it Real
6. Pictured Life (with Uli Jon Roth)
7. Speedy's Coming (with Uli Jon Roth)
8. We'll Burn the Sky (with Uli Jon Roth)
9. Love 'em or Leave 'em
10. Don't Believe Her
11. Tease Me Please Me
12. Coast to Coast (with Michael Schenker)
13. Holiday (with Michael Schenker)
14. Lovedrive (with Michael Schenker)
15. Another Piece of Meat (with Michael Schenker)
16. Kottak Attack
17. Blackout (with Herman Rarebell)
18. No One Like You (with Herman Rarebell)
19. Six String Sting
20. Big City Nights
21. Can't Get Enough
22. Still Loving You
23. In Trance (with Uli Jon Roth and Michael Schenker)
24. Bolero (with Uli Jon Roth, Michael Schenker, Herman Rarebell and Tyson Schenker)
25. Ready to Sting (Appearance of the Scorpion)
26. Rock You Like a Hurricane

Comentários

  1. Cadão sempre se superando. Bela matéria. Esse DVD é muito bom, mas melhor ainda é o piratão "live at Greek de 2007", onde o Uli demole Fly To The Rainbow. Comprei recentemente o DVD Histrical performances do Uli, se quiser posso te fazer uma resenha, mas já te antecipo, é excelente! APrabéns Cadão, ta inspirado hoje!

    ResponderExcluir
  2. Mairon, eu tenho um DVD do Uli, o "Legends of Rock-Live at Castle Donnington", de 2002, com participação especial do Jack Bruce. Se você topar resenhar esse que vc possui, manda bala que seria ótimo.

    Abração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.