A maior coleção de discos do mundo


Por Nelson Junior
Colecionador
Meu Negócio é Rock´n Roll

Paul Mawhinney é dono de um dos maiores tesouros da humanidade. Em sua casa ele possui uma sala onde se pode não somente conhecer a trajetória da indústria fonográfica, como também literalmente tocá-la e ouvi-la. Esse americano de 70 anos é dono da maior coleção de vinis do mundo: são cerca de 2 milhões de discos, tudo isso reunido em quase cinquenta anos de dedicação.


Entre as raridades, está o primeiro disco de vinil, fabricado em 1881. É impressionante imaginar o que apenas esse item representa para a história da música. A coleção de Paul é mostrada no documentário de curta-metragem
The Archive, do diretor Sean Dunne, lançado em 2009. No documentário, Paul fala sobre sua ligação com a música, sobre a história da sua coleção, e claro, mostra itens curiosos e raros do seu acervo, como um disco dos Rolling Stones nunca lançado comercialmente.

Em um dos momentos mais emocionantes, o colecionador, que é praticamente cego devido a complicações da diabetes, tenta expressar a importância e a riqueza do seu acervo.

A coleção de discos de Paul Mawhinney está avaliada em 50 milhões de dólares, no entanto ele está pedindo apenas três milhões para vendê-la. Até a conclusão do documentário não haviam interessados.

Veja um trecho no vídeo abaixo:


Leia também: A oficina do vinil

Comentários

  1. Essa coleção era para ser arrematada por algum governo ou até mesmo alguma ONG. Imaginem o que acontecerá com ela depois que ele morrer...No mínimo vai ser perdida...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, essa coleção de discos, e as demais que existem por aí, com milhares de itens fantásticos, são redutos de cultura e mantém viva a história da música.

    Aqui no Brasil falam muito da coleção de livros do José Mindlin, que possui um acervo gigantesco de obras raras. Eu pergunto: qual a diferença entre uma ótima coleção de livros e uma ótima coleção de livros? Nenhuma, pois ambas são templos de sabedoria, prazer e cultura para várias gerações.

    ResponderExcluir
  3. Rapá, ler seu blog tomando um cafezinho enquanto rola um Raul Seixas (LP) na vitrola!!! É coisa linda de deus igual a hawaiana de pau!!!

    ResponderExcluir
  4. Thiago, obrigado pelo comentário e pelo paio. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Interessado eu estou, só que não tenho a grana,m hehehhee

    ResponderExcluir
  6. Seria um belo investimento para um prêmio da megasena ...

    ResponderExcluir
  7. Essa coleção o Jairo não compra heuheueheue

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.