Clássicos e Achados: as camisetas de futebol do Iron Maiden

Por Daniel Sichierolli
Colecionador
Collector´s Room
Poucas bandas tem um material tão vasto que vai além dos discos. Alguns reclamam, mas não há como negar que alguns desses materiais são muito legais, coisas que só o Kiss ou o Iron Maiden conseguem fazer com maestria.

Para começar, vamos mostrar as camisas de futebol lançadas oficialmente pelos ingleses do Iron Maiden. Não vejo outra forma melhor de iniciar, afinal somos o país do futebol (soccer ou football, se preferirem) - mesmo com o péssimo desempenho nessa Copa do Mundo, somos pentacampeões mundiais (mesmo com alguns jogadores, treinadores e dirigentes que tentam mostrar o contrário).

Aqui começa a seção Clássicos e Achados, mostrando no detalhe itens que fazem as coleções mais bonitas e únicas. Vamos vasculhar os acervos atrás daqueles itens diferenciados e mostrar no detalhe coisas que nos deixam vidrados e um pouco mais sem grana!

A história todo mundo já sabe: Steve Harris é fã de futebol e, aproveitando essa paixão, a banda lançou diversas camisas que fizeram a alegria dos fãs.

Mas como isso começou?

Na época do álbum
Virtual XI e às vésperas da Copa de 1998, a banda abordou na capa do disco o tema "futebol". No encarte o grupo aparece junto a jogadores profissionais, e todos estão devidamente uniformizados com a camiseta do "Iron Maiden Futebol Clube".

Logo em seguida, no site oficial e na turnê
, os fã podiam comprar a camisa, a mesma que a banda vestia no encarte do disco.

Aqui já começam os "problemas". Reparem quantas versões temos para o mesmo modelo.

Como a ideia parece ter dado certo, nos anos seguintes a banda lançou diversos outros modelos, alguns deles com algumas variações interessantes, chegando até o ponto de termos o uniforme 01 e 02 ("home e "away"), assim como fazem os times profissionais.

O trabalho de pesquisa demorou mais do que eu previa, e por incrível que pareça não é fácil achar as camisas antigas para vender (o que deixa os preços salgados) ou mesmo fotos de todos os modelos na internet
. Até nas páginas de colecionadores não encontrei uma coleção completa. Será que alguém tem todas? Duvido! Alguém tem a camisa de goleiro vestida pelo Nicko no encarte do álbum?

Abaixo temos os modelos
Brave New World e suas variações. Notem que os primeiros modelos tem somente o Eddie estampado. Para mim são as mais bonitas, e foram lançadas nas cores branca e azul.

Os modelos posteriores dessa mesma camisa tem um detalhe adicional: o logo do West Ham, time pelo qual Steve Harris torce e chegou a jogar antes da banda engrenar.

Abaixo mais alguns modelos lançados na época de Visions of the Beast e The Early Days.

E agora os modelos mais recentes:

E os lançamentos já com os detalhes do próximo álbum:


Prontos para começar a coleção? Pensem bem, pois os modelos novos saem entre R$ 150,00 e R$ 200,00, e os antigos ultrapassam esses números facilmente e, dependendo do modelo, podem preparar os bolsos, cartões e quebrem o porquinho, pois a pancada será forte.

Agradeço os colecionadores que cederam as fotos mesmo sem saberem disso. Como eu disse, não foi fácil achar todos esses modelos.

Aguardem os próximos posts. Estou preparando mais algumas coisas que deixam as nossas coleções cada vez mais diversificadas! Até a próxima!


Comentários

  1. Muito legal essa coleção. Recebi um vinil do Kiss importado e dentro um folder com diversos "colecionaveis" do kiss para venda, entre eles um pinball, chaveiro, camisetas, poster e os tradicionais bonecos. Acho q o kiss é a banda mais marqueteira que conheço!

    ResponderExcluir
  2. Como já disse para o Daniel. Não tenho intenção de comprar todas camisas. São lindas é claro, mas tenho certeza que se eu começar não vou querer parar.

    ResponderExcluir
  3. Legal o texto, parabéns. O Skank também chegou a lançar uns seis modelos de cmisa de futebol. Em BH a galera tem aos baldes. Pena que a banda deu uma parada nas camisas. As mais antigas eram Umbro, na década de 90 e no iniício da década teve uma versão da Nike, home e away.

    ResponderExcluir
  4. Legal!
    Eu sabia q o Steve era fã de futebol, mas não sabia q o maiden já fez e ainda faz camisas de Futebol!

    Parabéns! Qualquer fã quer ter uma camisa dessa!

    ResponderExcluir
  5. muito bom.. nao sabia das variaçoes do mesmo modelo de camisa...
    como você disse sera que alguem tem todas??
    quanto a camisa de goleiro que o nicko usa no encarte, você sabe nos dizer se ela foi realmente lançada? pois essa é uma que realmente nunca vi..
    E parabens pela coleçao

    ResponderExcluir
  6. Alexandre,

    Para falar a verdade, nem eu sabia das variações. Descobri algumas delas quando fui fazer o texto.

    Tenho algumas camisas, não todas. O objetivo do texto não é mostrar a minha coleção, mas de pesquisar itens, mostrar detalhes e mostrar algumas coisas boas que "ninguém" conhece. Aguarde os próximos já tenho mais de 20 temas para escrever..

    Sobre a do Nicko, não, não foi lançada oficialmente, mas ela existe, tá lá na foto. Isso não é um item raro??? OH SE É!!!

    ResponderExcluir
  7. Aces, tá na foto, e deve estar somente no guarda-roupa dele ... hehehe ...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Opa! Faltam 2 camisas lançadas ano passado! Ainda estão a venda no site da loja da banda! Veja lá! Essas camisas são vendidas a um preço absurdo por colecionadores! A brave new world com escudo do west ham nao sai por menos de 500 reais!...

    ResponderExcluir
  9. Eu quero uma!!!!!!!!
    Onde eu compro??????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.