Best of 2010: os melhores álbuns do ano na opinião de Bento Araújo, editor da poeira Zine!


Para mim, Bento Araújo é o melhor jornalista musical do Brasil. Tá, ok, ao seu lado talvez estejam uns dois ou três outros caras com trabalhos de altíssima qualidade, mas me identifico tanto com a proposta do Bento e de sua poeira Zine que é impossível não babar a cada nova edição da revista.

Por isso, é com muita satisfação e alegria que publico aqui na Collector´s, com exclusividade, a lista de melhores álbuns de 2010 na opinião do meu amigo Bento!

Aproveitem as dicas, ouçam os discos e digam pra gente o que acharam de cada um deles nos comentários!

Frogg Café - The Bateless Edge

Os caras começaram como banda tributo ao Zappa e hoje lançam discos excelentes com composições próprias como esse. A maior revelação na cena fusion e jazz-rock.

Widespread Panic – Dirty Side Down

Banda cultuadíssima nos EUA e completamente anônima no Brasil. As heranças de Grateful Dead são latentes. Discaço com capa maravilhosa. Foi também um dos melhores shows que vi em 2010 - ao vivo o Widespread Panic é sempre um arraso!

Dungen – Skit i allt

Sou admirador dessa banda sueca, que às vezes é rotulada como stoner rock. Esse novo trabalho deles está bem diferente, mais climático e introspectivo. Acertaram mais uma vez.

Blitzen Trapper – Destroyer of the Void

Pérola da Sub Pop de Seatle, com influências de Queen, Zombies, Left Banke, etc. Melodias bem sacadas e boa execução. Me pegou de jeito.

Firebird – Double Diamond

O grande Bill Steer, ex-Napalm Death e Carcass, em seu projeto total 70s. Adoro os discos dessa banda, e a influência de Humble Pie e Free é sempre marcante. Se eu montasse uma banda de som próprio certamente gostaria que ela tivesse essa pegada.

Roky Erickson with Okkervil River – True Love Cast Out All Evil

A maravilhosa volta do guru lisérgico do 13th Floor Elevators. Grata surpresa que mostra que, apesar dos excessos, o mestre continua mandando bem.

Los Lobos – Tin Can Trust

Ouvi pra caramba em 2010. Tudo soa legal e no lugar, um exemplo de disco simples e certeiro. Ficaram pra sempre meio queimados no Brasil pelo filme La Bamba, mas os álbuns de estúdio mais recentes são ótimos, vide esse aqui.

Anders Osborne – American Patchwork

Outro show que vi esse ano e me chapou. O cara é sueco, mas mora em New Orleans há 25 anos. Guitarrista bem na onda dos anos 70, fera dos palcos e com a malandragem característica de New Orleans.

Mondo Drag – New Rituals

A capa também é muito legal, e curti muito os timbres, alternando peso com lances mais acústicos. Parece um coletivo musical bem típico de tempos passados. Não tem como não curtir.

Trembling Bells – Abandoned Love

Adoro folk britânico, e essa banda é um dos grandes expoentes da nova safra. Cai bem em todas ocasiões, delicado e tocante em certos momentos.

Comentários

  1. só por nunca ter ouvido nenhum dos discos, posso saber que a lista é excelente. melhor ainda em ver algo do tipo é saber que temos um mundo inteiro a descobrir e que não conhecemos porra nenhuma de música. hahahaha

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Daniel, também não ouvi nenhum dos discos, apesar de conhecer o Firebird e, é claro, o Los Lobos.

    O bom dessas listas é descobrir bandas que nunca ouvimos falar, e ver se batem com os nossos gostos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que lista! Também não ouvi nenhum dos discos citados, e só conheço(e curto bastante) o Widespread Panic, o Okkervil River e o Los Lobos(tenho o álbum "Colossal head", boa pedida pra quem acha que a banda é só "La Bamba").
    Pelos comentários, são discos excelentes. Vou correr atrás desses discos.O Bento manja!

    ResponderExcluir
  4. To ouvindo o widespread panic, mto bom. Essas listas estão legais. Concordo com o colaborador da lista anterior, o disco do jamiroquai é ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Ouvindo agora o Frogg Cafe... que disco! Pra quem curte Zappa, jazz rock/fusion e outras sonzeiras nessa vibepode ser a descoberta do ano. Demais!

    ResponderExcluir
  6. Lucas, ouvi hoje o Blitzen Trapper. Discão, um rock cru, com pitadas country que lembram o Neil Young.

    Esse do Frogg Café escutei apenas a primeira faixa, e gostei bastante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.