Dream Theater: a história dos 'official bootlegs'!


Por Ricardo Seelig

Em 2003, o Dream Theater começou a lançar uma série de itens que caíram, de imediato, no gosto dos fãs. Uma das bandas mais cultuadas em todo o mundo, com uma legião fanática de seguidores, o grupo outrora liderado pelo baterista Mike Portnoy já tinha tradição de brindar seus fãs e colecionadores com itens exclusivos, vide os hoje raros e disputadíssimos CDs de final de ano lançados em versão limitada pelo fã-clube oficial do grupo. Mas o que a banda propôs em 2003 era diferente. A ideia era colocar no mercado, dentro de uma série batizada como Official Bootlegs, shows e gravações raras do grupo, que não haviam e provavelmente nunca seriam lançadas oficialmente.

Para tanto, a banda criou a YtseJam Records, comandada por Mike Portnoy. O baterista, que sempre cuidou pessoalmente dos mais variados assuntos relacionados ao grupo e sempre manteve uma relação muito próxima dos fãs até a sua surpreendente saída da banda em 8 de setembro de 2010, passou a selecionar e compilar o material que seria lançado nos official bootlegs, vendidos diretamente no site oficial do grupo.

O primeiro item a sair foi o Demo Series: The Majesty Demos 1985-1986, reunindo algumas das primeiras sessões de gravação do trio Mike Portnoy, John Petrucci e John Myung. Desde então, já foram lançados 18 CDs e 4 DVDs, abrangendo toda a carreira da banda.

Os lançamentos são classificados em quatro categorias: Demo Series, com gravações demos dos futuros álbuns; Live Series, com shows históricos e importantes na carreira da banda; Studio Series, mostrando o processo de composição dos discos; e Covers Series, com a banda tocando na íntegra álbuns clássicos de outros artistas.


Confira abaixo a lista completa com todos os CDs já lançados pela Ytse Jam Records:

Demo Series: The Majesty Demos 1985-1986 (2003)
Demo Series: When Dream and Day Unite Demos 1987-1989 (2004)
Demo Series: Images and Words Demos 1989-1991 (2005)
Demo Series: Awake Demos 1994 (2006)
Demo Series: Falling Into Infinity Demos 1996-1997 (2007)
Demo Series: Train of Thought Instrumental Demos 2003 (2009)


Live Series: Los Angeles, California, 5/18/98 (2003)
Live Series: Tokyo, Japan, 10/28/95 (2003)
Live Series: When Dream and Day Reunite (2005)
Live Series: Old Bridge, New Jersey, 12/14/96 (2006)
Live Series: New York City, 3/4/93 (2007)


Studio Series: The Making of Scenes From a Memory (2003)
Studio Series: The Making of Falling Into Infinity (2009)


Covers Series: Master of Puppets (2003)
Covers Series: The Number of the Beast (2005)
Covers Series: Dark Side of the Moon (2006)
Covers Series: Made in Japan (2007)
Covers Series: Uncovered 2003-2005 (2009)


Há também Official Bootlegs em DVD, seguindo a mesma divisão dos discos, só que com material em vídeo. Até agora saíram apenas quatro DVDs:

Live Series: When Dream and Day Reunite (2004)
Covers Series: Dark Side of the Moon (2006)
Live Series: Bucharest, Romania, 7/4/02 (2007)
Live Series: Santiago, Chile, 12/6/05 (2009)


Além dos Official Bootlegs, outros itens que fazem a cabeça dos fãs do Dream Theater são os diversos projetos encabeçados por Mike Portnoy, em grupos que prestam homenagem a alguns de seus maiores ídolos. O Cygnus and the Sea Monsters, banda tributo ao Rush, traz Portnoy ao lado de Paul Gilbert (guitarra, Mr. Big), Sean Malone (baixo, ex-Cynic) e Jason McMaster (vocal, Dangerous Toys), e lançou em 2006 o CD e DVD One Night in Chicago, com versões para clássicos como “2112”, “YYZ” e “Hemispheres”.


No Amazing Journey, tributo ao The Who, Mike Portnoy está ao lado de Gary Cherone (vocal, Extreme e ex-Van Halen), Paul Gilbert (guitarra) e Billy Sheehan (baixo). O quarteto lançou em 18 de março de 2007 o CD e DVD One Night in New York City, onde toca clássicos da banda de Pete Townshend e Roger Daltrey.


Há ainda o Hammer of the Gods, que pega emprestado o nome de uma das obras mais famosas sobre o Led Zeppelin para pagar tributo aos geniais Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham. O grupo é formado por Daniel Gildenlöw (vocal, Pain of Salvation), Paul Gilbert (guitarra, Mr. Big) e Dave LaRue (baixo, Dixie Dregs, Steve Morse Band, Joe Satriani), além de Mike Portnoy, e lançou Two Nights in North America em 2006, CD duplo e DVD com versões para as clássicas canções do Led Zeppelin.


E, é claro, não podemos esquecer da mais famosa das bandas tributo de Portnoy, a Yellow Matter Custard, dedicada à obra dos Beatles. Ao lado do baterista estão Neal Morse (vocal, teclado, guitarra e baixo, Spock's Beard), novamente o parceiro Paul Gilbert na guitarra e Matt Bissonette no baixo. O quarteto lançou apenas um CD, intitulado One Night in New York City, em 2003 – o DVD saiu em 2005.

Todos estes itens eram vendidos somente no site oficial da YtseJam Records ou em sites como o eBay, mas os fãs e colecionadores brasileiros do Dream Theater agora tem uma boa notícia, pois a Hellion Records está distribuindo tanto os volumes dos Official Bootlegs quanto os discos tributos aqui no Brasil. Para obter maiores informações sobre os CDs e DVDs, e também os preços dos mesmos, basta clicar aqui e preencer os campos de pesquisa.

Enquanto não se sabe qual será o futuro do Dream Theater após a conturbada saída de Mike Portnoy, esta é uma ótima oportunidade de completar ou iniciar a sua coleção desses itens, que – dica de amigo – certamente se tornarão muito raros em um futuro não tão distante, uma vez que a YtseJam Records, que era comendada por Portnoy, não lança nada novo desde 2009 e está, até segunda ordem, em stand by. Vá por mim, a hora é essa!

Comentários