Kerrang! e os melhores álbuns de 1982!


Por Ricardo Seelig

O ano de 1982 foi pródigo em lançamentos importantes e hoje históricos para o heavy metal. Foi durante esse ano que álbuns clássicos como The Number of the Beast, Screaming for Vengeance, Restless and Wild, Blackout, Black Metal e inúmeros outros viram a luz do dia e mudaram a vida de milhões de fãs em todo o mundo.

Mas um clássico não nasce pronto. É impossível medir o impacto de um álbum no momento de seu lançamento. É preciso tempo para aferir a sua influência e o quanto ele significou para um estilo. Por isso, ao nos depararmos com publicações antigas, frequentemente vemos listas de melhores do ano onde discos considerados hoje essenciais figuram em posições inferiores à álbuns que, com exceção dos fãs mais fanáticos, poucas pessoas lembram.

Abaixo, você verá a lista com os melhores álbuns de 1982 segundo a revista inglesa Kerrang!. Se hoje em dia a Kerrang! já não possui a influência e a reputação de outras épocas, preferindo focar a sua linha editorial em uma estranha amálgama entre o metal e o rock alternativo, naquele tempo ela era uma das principais e mais respeitadas publicações dedicadas ao heavy metal em todo o mundo, tão forte que muitas pessoas a consideravam a bíblia do som pesado.

Olhando a lista é possível perceber o quanto alguns discos perderam força com o passar dos anos, na mesma proporção em que outros afirmaram o seu status de clássicos indiscutíveis. Por exemplo: Pictures At Eleven, de Robert Plant, ocupa a terceira posição no top 10 da Kerrang!. Alguém lembra desse disco hoje em dia? Alguém ainda o escuta? Já The Number of the Beast, o álbum de estreia de Bruce Dickinson no Iron Maiden e o início da trajetória da Donzela rumo ao posto de maior banda de heavy metal do mundo, ocupa apenas a modesta sétima posição.


Confira abaixo a lista de melhores álbuns de 1982, segundo a Kerrang!:

1.Scorpions - Blackout
2. Van Halen - Diver Down
3. Robert Plant - Pictures At Eleven
4. Rush - Signals
5. Kiss - Creatures of the Night
6. Tom Petty - Long After Dark
7. Iron Maiden - The Number of the Beast
8. Judas Priest - Screaming For Vengeance
9. Rainbow - Straight Between the Eyes
10. Rose Tattoo - Scarred For Life e Gillan - Magic

Nessa mesma eleição a Kerrang! indicou também quais foram os melhores singles de 1982. No topo, aquela que é a canção símbolo do Journey, e que foi redescoberta por uma nova geração de ouvintes recentemente graças ao seriado Glee: “Don't Stop Believin'”. Mas é interessante olhar as outras faixas e perceber que, já naquela época, o heavy metal tradicional e mais pesado perdia espaço para sons claramente voltados ao mercado norte-americano, como é o caso das músicas do Rainbow e do Survivor. Eram os primeiros passos do hard rock oitentista, que a partir da metade da década dominaria ostensivamente as paradas de todo o mundo.


Veja quais foram, segundo a Kerrang!, os melhores singles de 1982:

1. Journey - Don't Stop Believin'
2. Rainbow - Stone Cold
3. Survivor - Eye of the Tiger
4. Marillion - Market Square Heroes
5. Diamond Head - Call Me


Olhando hoje, com o tempo a favor, minha lista com os melhores álbuns de heavy metal lançados em 1982 seria assim:

1.Iron Maiden – The Number of the Beast
2.Accept – Restless and Wild
3.Judas Priest – Screaming for Vengeance
4.Venom – Black Metal
5.Van Halen – Diver Down
6.Whitesnake – Saints & Sinners
7.Scorpions – Blackout
8. Manowar – Battle Hymns
9. Anvil – Metal on Metal
10. The Rods – Wild Dogs

E a de vocês, como seria?

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.