Woslom: review do álbum 'Time to Rise' (2010)!



Por Ricardo Seelig


Nota: 8


Em tempos de Big 4 pra cá e pra lá, é ótimo perceber que o legado das quatro grandes bandas do thrash metal norte-americano – e mundial, vamos combinar – não se resume somente a uma turnê conjunta. Ele vai muito além, e está em todo o mundo. Um exemplo disso é a ótima estreia do grupo paulista Woslom. Lançado em 2010, Time to Rise bebe direto na sonoridade característica da Bay Area e vem carregado com grandes doses daquilo que de melhor o Metallica e o Megadeth fizeram em seus primeiros anos.


Formada por Silvano Aguilera (vocal e guitarra), Rafael Iak (guitarra), Francisco Stanich Jr. (baixo) e Fernando Farabote (bateria), o Woslom executa um thrash metal bastante fiel às raízes do estilo. Uma das principais qualidades da banda é a sua capacidade de criar um arsenal de riffs que impressiona, característica que, aliada aos vocais de Silvano – agressivos mas não guturais, equilibrando-se entre Dave Mustanie e o James Hetfield da época de Kill 'Em All -, leva o ouvinte de volta aos anos oitenta.


Um grande diferencial e um ponto muito positivo em relação à grande maioria das bandas que apostam nessa onda revival do thrash oitentista é que o Woslom consegue variar bastante de uma composição para outra, explorando um leque maior de opções e possibilidades, o que não torna a audição do álbum cansativa. Entre as faixas, destaque imediato para “Checkmate”, uma pequena obra-prima com mais de nove minutos e que serve de cartão de visitas para o quarteto.


O disco impressiona muito positivamente, mostrando uma maturidade e uma qualidade que não são comuns em álbuns de estreia. A produção, feita pela própria banda, deixou os instrumentos bem na cara e, ainda que em alguns momentos poderia ser melhor, casa perfeitamente com a proposta do grupo.


O Woslom está de parabéns. Time to Rise é um ótimo álbum, com boas composições e uma enorme dose de autenticidade que faz falta ao heavy metal brasileiro, infestado de garotos mimados mais preocupados em lançar manifestos na internet do que produzir música de qualidade.


Ouça, você vai curtir!





Faixas:
1.Time to Rise – 3:46
2.Soulless (S.O.T.D.) - 5:28
3.Power & Misery – 8:34
4.The Deep Null – 5:10
5.Mortal Effect – 3:05
6.Despise Your Pain – 5:04
7.Downfall – 3:02
8.Checkmate – 9:18
9.Beyond Inferno – 4:02

Comentários