Dream Theater, dá um tempo!


Por Ricardo Seelig

A estratégia do Dream Theater de liberar trechos das músicas de seu aguardado novo álbum, A Dramatic Turn of Events, de tempos em tempos na mídia, revelou-se uma das mais irritantes dos últimos tempos. Esses pedaços soltos, ao invés de despertarem a atenção para o disco – ok, os primeiros até cumpriram esse papel -, na verdade se mostraram mais como antecipações desnecessárias do que qualquer outra coisa.

É mais ou menos como você comprar um chocolate para uma criança, deixar ela dar uma mordida e guardar o resto: não funciona. Seria muito mais eficaz o grupo liberar um single completo de uma vez, saciando a curiosidade dos fãs, do que ficar nos pentelhando – sim, eu sou um fã da banda e me sinto exatamente assim – com esses trechinhos que não levam a lugar nenhum. A razão é simples: em um grupo como o Dream Theater, o pai do prog metal – queira você ou não -, o que significam meros 60 segundos de uma faixa? Todo mundo sabe que a sonoridade da banda é construída sobre canções longas e repletas de mudanças de andamento e climas, então ficar lançando pedacinhos de faixas inéditas na web que no final não representam praticamente nada, já que não dá para assimilar que caminho a banda está desbravando em cada composição, não leva a lugar nenhum.

Pensando bem, leva a um lugar sim. Ouvindo essas faixas em conta-gotas dá para perceber ao menos uma coisa: Mike Mangini, pelo jeito, assumiu o posto de Mike Portnoy com imensa autoridade, não deixando saudades do antigo baterista e outrora dono do grupo, o que é um bom sinal.

A boa notícia é que A Dramatic Turn of Events tem data de lançamento marcada para o próximo dia 13 de setembro, o que quer dizer que o suplício está chegando ao fim e que nos próximos dias o álbum cairá na rede. Até lá, é torcer não só para que o Dream Theater pare de liberar esses inúteis pedaços de músicas, mas também para que outras bandas percebam o quão furada foi essa estratégia do quinteto.

Comentários

  1. Eu fico é com dó da DT...o Portnoy sempre cuidou dessas coisas, e agora a banda teve tá perdida, e pior, com a gravadora desesperada usando todo e qq truque de Marketing já escrito para q os fãs aceitem essa nova formação.

    ResponderExcluir
  2. o link pro novo álbum, Cadão!

    http://megaupload.com/?d=M3JTQUIL

    ResponderExcluir
  3. Sim, um amigo acabou me enviando um link antes que você. Estou ouvindo.

    ResponderExcluir
  4. Bom...ouvi pela primeira vez... e a primeira impressão...assim como dos ultimos dois albuns que ouvi é que eles estão em uma estagnação criativa... a maioria das músicas (ou das passagens) estão no automático...óbvio que há grandes momentos instrumentais....mas também há momentos bem ruins como certos refrões e algumas baladas curtas que ficaram mais melosas que sangue de diabético....

    minha nota inicial é um 5.75 .... ou seja beeeem mediano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.