MaYan: crítica do álbum 'Quarterpast' (2011)


Nota: 8,5

O MaYan é um projeto criado e capitaneado por Mark Jansen, conhecido em todo o mundo pelo seu trabalho no Epica e no After Forever. Aqui, Jansen criou uma banda de death metal sinfônico onde explora a sua fascinação pela civilização Maia. Ao lado de Mark estão os parceiros de Epica Simone Simmons, Isaac Delahaye (guitarra) e Ariën van Weesenbeek (bateria), além de Floor Jansen (ex-After Forever), Henning Basse (vocal, Sons of Seasons), Frank Schiphorst (guitarra), Rob van der Loo (baixo) e Jack Driessen (teclado).

Na capa do disco, abaixo do título, há a frase “Death Symphonic Metal Opera”, e ela resume com perfeição o que as faixas de Quarterpast entregam ao ouvinte. As composições são longas e cheias de mudanças de andamento e climas, proporcionando uma sonoridade surpreendente. Em relação ao Epica, o som do MaYan é muito mais pesado, soturno e até mesmo extremo, revelando uma faceta não tão explorada por Mark Jansen.

O foco é o heavy metal. Passagens orquestrais e coros estão sempre presentes, mas o metal é que dá as cartas em todas as composições. Essa característica faz com que algumas composições soem próximas ao que o Dimmu Borgir vem fazendo em seus últimos álbuns, mas com uma bem-vinda dose menor de grandiloquência e muito menos pomposo.

Os vocais guturais de Jansen são um destaque à parte, assim como o excelente trabalho de guitarra e a bateria criativa de Weesenbeek. Vozes guturais contrastam com as intervenções quase divinas e angelicais de Simone Simmons e Floor Jansen, enquanto que, na parte instrumental, os riffs de guitarra exploram todo o expectro do death metal, amparados por batidas agressivas e blast beats.

O trabalho de composição foi muito bem feito, e o resultado é um tracklist consistente, onde o destaque está no conjunto. Mesmo assim algumas faixas acabam se sobressaindo, como a abertura com “Symphony of Aggression”, “Course of Life”, “Drown the Demon” e o single “War on Terror”.

Quarterpast é um disco muito bom, que mostra um dos músicos mais criativos do metal atual explorando a faceta mais extrema de sua musicalidade. Uma grata surpresa que vale o play, e com o repeat acionado!


Faixas:
  1. Symphony of Aggression
  2. Mainstay of Society
  3. Quarterpast
  4. Course of Life
  5. The Savage Massacre
  6. Essenza di te
  7. Bite the Bullet
  8. Drown the Demon
  9. Celibate Aphrodite
  10. War on Terror
  11. Tithe

Comentários