Todo mundo já esqueceu o que aconteceu no Metal Open Air?



Amanhã, dia 11 de maio, completaremos três semanas do maior fiasco da história do heavy metal aqui no Brasil. Amanhã, dia 11 de maio, fará três semanas que o festival Metal Open Air teve início. Amanhã, dia 11 de maio, fará três semanas que as dezenas de shows prometidos se transformaram em um festival de cancelamentos, desrespeito e falcatruas com as bandas, os profissionais contratados e, principalmente, com o público.


Hoje, porém, apenas três semanas depois do maior 171 da história do metal brasileiro, ninguém fala mais nada sobre o ocorrido. Hoje, apenas TRÊS SEMANAS depois! Meros 21 dias! Nessas horas, é de se pensar que os irresponsáveis por trás do festival de atrocidades que foi o MOA e o público que, aparentemente, gostou de ser enganado por eles, realmente se merecem.


Se não, vejamos. Cansei de ler comentários em sites e redes sociais de pessoas que foram ao festival dizendo que, pelo preço que pagaram pelo ingresso, estava de bom tamanho ver as bandas que conseguiram assistir. Sim, você leu corretamente: pagaram por quarenta bandas, mas estão felizes por terem visto apenas treze. Sei lá, mas, pessoalmente, acho que isso é caso de interdição por incapacidade mental. 


Além disso, qualquer matéria publicada sobre o assunto está repleta de comentários do tipo “ah, já deu”, “como vocês são chatos”, “parem de falar nisso”. Não, não paramos! Não dá pra alguém parar de falar no que aconteceu! Esqueceram que os campings estavam localizados em estábulos? Esqueceram da falta de estrutura? Esqueceram da falta de segurança? Esqueceram da falta de higiene? Esqueceram do que foi prometido e não foi cumprido?


Enquanto isso, resenhas claramente direcionadas para isentar uma das partes surgiram em sites de projeção nacional - leia aqui. Uma das (ir)responsáveis pelo MOA, a Negri Concerts, continua promovendo shows com, aparentemente, casas cheias, como se nada tivesse acontecido e não estivesse envolvida nas falcatruas do festival. Além disso, posta em seu site notas onde tira o seu da reta e joga tudo nas costas da outra (ir)responsável, a Lamparina Produções - aqui. Uma das porta-vozes da Negri, ciente da imensa bola fora que deu, mudou o seu sobrenome nas redes sociais e agora assina, estranhamente, com um até então inédito “Mello”. Já o dono da empresa, que antes discursava aos quatro ventos, sumiu de circulação e não é mais visto online. Dá até para criarmos um jogo intitulado Por Onde Andará o Produtor do Evento, que tal?


Aqui, é preciso fazer um elogio público para a matéria publicada na última edição da Roadie Crew sobre o Metal Open Air. Escrita por Maicon Leite, que esteve e acompanhou pessoalmente tudo o que aconteceu no Maranhão, mostra um posicionamento claro da revista em relação a tudo o que aconteceu, fato raro na nossa mídia especializada, que geralmente não diz o que precisa ser dito porque fulano de tal é amigo do ciclano e por aí. Mas isso não aconteceu na matéria da Roadie Crew, que critica veementemente os absurdos do MOA e faz revelações até então inéditas da relação da revista com o Wacken Open Air. Parabéns, mais uma vez, pela forma como publicaram o texto.

Amanhã fará três semanas que o sonho do Metal Open Air virou um pesadelo. Não se esqueça disso. Nunca. Se você foi ao MOA, vá atrás dos seus direitos. Se não foi, o mínimo que você tem que fazer é não dar as caras em shows promovidos tanto pela Negri Concerts quanto pela Lamparina Produções. Ou, se achar melhor, não faça nada e assine embaixo da fama de acomodado que o brasileiro possui. O que você prefere?

Comentários

  1. Excelente texto, Seelig!

    Infelizmente, a cultura do brasileiro sugere mesmo memória curta e conformismo. Quem tenta remar contra a maré, acaba ameaçado de processos (por emitir sua opinião?) ou é xingado nas redes sociais a mando da meia dúzia que PENSA que manda no Heavy Metal nacional.

    E vale mais uma vez os parabéns a Roadie Crew pelo ÓTIMO texto de Maicon Leite com colaboração do ACM. Me surpreendeu positivamente, mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Ninguém fala, mas os processos estão correndo...o meu vai essa semana.

    ResponderExcluir
  3. Não fui ao festival, mas já fui prejudicado (como banda) várias vezes pelo "produtor" da hoje, Lamparina - Natanael Jr. Esse Negri pelo o que vi até agora só aparece pra falar quando as coisas dão certo, isto é: honestidade e ética me parece que passam longe desse rapaz. Creio que a matéria da Roadie Crew foi uma dorzinha de cotovelo, pelo caso WOA. Mas obviamente, não desmereço o conteúdo já que estou falando de fatos. Seria realmente importante para todos que os realizadores do MOA fossem responsabilizados de alguma maneira e pagassem pelo ocorrido. A dimensão do festival e o número de pessoas atingidas (sem falar na imagem, valor, o substancial e não material) foi algo tão absurdo que deveria ser rememorizado e cobrado até o pagamento dessa gigantesca fraude. Parabéns pelo ótimo canal de comunicação. abç

    ResponderExcluir
  4. Caro Ricardo

    O brasileiro tem memoria curta. Se a Negri e Lamparina anunciasse outro MOA daqui uns 6 meses, garanto que muita gente iria dar um voto de confiança e ia tomar na cabeça de novo.

    Muitos sites não noticiam mais isso pq são "colegas" dos produtores, então nao convem ficar batendo nessa tecla o tempo todo.

    Por outro lado, quem foi ao festival tem que correr atras e processar os caras sim, isso não pode ficar batido.

    Enquanto isso nao acontece, os produtores só estão esperando a poeira baixar para continuar fazendo seus "eventos" e o povo continua caindo de ótario.

    Creio que os headbangers são inteligentes o suficiente para não deixar isso impune. E outra isso é caso de policia, pois na minha opinião, o que fizeram foi caso de estelionato, tanto com o publico como com as bandas.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  5. Ricardo

    Você permite que eu divulgue esse texto no meu blog ? (com os devidos créditos).

    Numa tentativa de tentar espalhar isso ao máximo e não deixar esse episódio vergonhoso do metal nacional passar em branco.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  6. O que rolou rolou, os prcoessos estão andando e desta vez certas pessoas estão mais maduras e estruturas financeiramente, aqui (nordeste) se faz e se paga! relaxa que no andar você terá assunto de sobra para postar aqui!

    ResponderExcluir
  7. Aqui(nordeste) se faz, aqui se paga!
    As coisas mudaram um pouco, aqui nos levamos mais pro lado pessoal e sentimental....vai ter volta!

    ResponderExcluir
  8. É, mas está se abrindo por aí uma perigosa discussão: quando se boicota um evento futuro da Negri, está se sabotando a produtora ou a banda? Imagino que as bandas, vindo sozinhas, devem receber, senão sequer embarcariam para cá. Então acho difícil nova picaretagem do tipo no futuro e os shows devem acontecer. Porém, a galera segue comprando, dizendo que não vai boicotar "a banda que ama"... isso fora os que nem se importam, o que é uma pena...

    No caso, minha DÚVIDA é: como continuam a produzir NOVOS shows???

    Ok, a justiça é lenta, o MP no Maranhão deve estar ainda em fase de inquérito, se é que já não travaram por algum motivo.

    Mas o próprio MP, o Procon, alguém poderia já ter conseguido uma liminar na justiça, ou mesmo uma sanção administrativa pró-consumidor, de IMPEDIR EVENTOS FUTUROS. Ao menos por ora. Como ainda não conseguiram?

    Digo isso à parte das indenizações, etc, que acredito que os prejudicados devem estar correndo atrás...

    Mas é isso aí! Não pode esquecer mesmo!

    ResponderExcluir
  9. O Collector's tá de parabéns de não deixar esse assunto morrer com o tempo. Eu to sabendo que processos estão sendo colocados e quero acreditar na justiça deste país.

    Apesar que sabemos que se os "Negri" ou os "Lamparina" tiverem ligações familiares ou comerciais com políticos... Fica mais "difícil" da justiça ser feita...

    Eu vi a matéria na RC mas não cheguei a ler inteira... mas se este blog diz que o texto tá coerente... acredito...

    Mas tem uma coisa.. enquanto eu to teclando aqui, ao mesmo tempo, na Rodie Crew eletrônica tem um anúncio da Negri vendendo o show do Therion....

    ResponderExcluir
  10. E as pessoas irão...
    assim como acham normal pagar 800 reais no ingresso da Madona ... afinal vale tudo pelos ídolos né ????

    ResponderExcluir
  11. Caro Ricardo.
    Como publiquei na nota que escrevi em meu perfil pessoal no FB, tudo o que era para ser dito já foi dito, por bandas, mídia, público e pelas malditas produtoras em questão. Não tem mais porque falar tudo o que todo mundo já sabe. Nós, os lesados pelo MOA, já estamos em outro estágio, o estágio de FAZER ALGUMA COISA A RESPEITO. Pq só reclamar na internet não vai adiantar muito, concorda? Muitas pessoas, inclusive eu, já deram entrada em sua ação judicial. Inclusive, ajudei alguns amigos a reunir provas para anexar nesses processos. Nesse momento, estamos AGINDO e nos empenhando, e esperamos que, ao menos uma vez, a justiça se faça nesse país. Não importa quanto tempo leve e o quanto tenhamos que nos esforçar para tal. Não se engane pelo que vc lê em sites ditos "especializados", mas que, como todos o sabem, são extremamente parciais e caíram para o nível mais picareta, e claro, chupam a rola da Negri bem gostoso. Só que, veja bem, em rosto de banger não se bate, e só mesmo uma galera muito masoquista e sem vergonha para oferecer a outra face e continuar apoiando os eventos dessa corja. Assim como vc, eu tbm escrevo em mídia metal. E, de minha parte, é BOICOTE TOTAL a essas produtoras. Portanto, não se engane pelo que vc vê (ou não vê) na internet. Pq se muitas pessoas pararam de publicar comentários a respeito, isso pode significar que elas levantaram do conforto de suas cadeiras e foram à luta. Pense nisso. ^^

    Respeitosamente, LBT.

    P.S.: Adoro seu blog! *-*

    ResponderExcluir
  12. Caro Ricardo.
    Como publiquei na nota que escrevi em meu perfil pessoal no FB, tudo o que era para ser dito já foi dito, por bandas, mídia, público e pelas malditas produtoras em questão. Não tem mais porque falar tudo o que todo mundo já sabe. Nós, os lesados pelo MOA, já estamos em outro estágio, o estágio de FAZER ALGUMA COISA A RESPEITO. Pq só reclamar na internet não vai adiantar muito, concorda? Muitas pessoas, inclusive eu, já deram entrada em sua ação judicial. Inclusive, ajudei alguns amigos a reunir provas para anexar nesses processos. Nesse momento, estamos AGINDO e nos empenhando, e esperamos que, ao menos uma vez, a justiça se faça nesse país. Não importa quanto tempo leve e o quanto tenhamos que nos esforçar para tal. Não se engane pelo que vc lê em sites ditos "especializados", mas que, como todos o sabem, são extremamente parciais e caíram para o nível mais picareta, e claro, chupam a rola da Negri bem gostoso. Só que, veja bem, em rosto de banger não se bate, e só mesmo uma galera muito masoquista e sem vergonha para oferecer a outra face e continuar apoiando os eventos dessa corja. Assim como vc, eu tbm escrevo em mídia metal. E, de minha parte, é BOICOTE TOTAL a essas produtoras. Portanto, não se engane pelo que vc vê (ou não vê) na internet. Pq se muitas pessoas pararam de publicar comentários a respeito, isso pode significar que elas levantaram do conforto de suas cadeiras e foram à luta. Pense nisso. ^^

    Respeitosamente, LBT.

    P.S.: Adoro seu blog! *-*

    ResponderExcluir
  13. Quem escreveu a matéria no Whiplash foi a Fernanda Lira,vocalista de um trio de mulheres e namorada do Amilcar do Torture Squad,logo totalmente prejudicada e envolvida na cena

    ResponderExcluir
  14. Beasthrash

    Gostaria de saber como vc fez a sua ação. Tem como vc entrar em contato comigo? corintiano666@yahoo.com.br

    Valeu

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post, Ricardo. Leio seu blog todos os dias. E cara, concordo e concordei com todos os posts que você publicou sobre a picaretagem do MOA. Mas também concordo com o já foi dito acima. Em minha opinião, não é o caso do pessoal ter esquecido. Que existe gente que fará qualquer coisa pra ver bandas internacionais, existe, não importando quem esteja trazendo a banda. Mas, eu prefiro pensar que as pessoas, em sua maioria, não agem como gado. Então, os direitos estão sendo perseguidos.

    Abraço e parabéns mais uma vez pelo blog.

    ResponderExcluir
  16. É muito trsite esse fato, imagino e entendo a frustração do público que gastou pequenas, médias até grandes fortunas para poder realizar um sonho que pareceia ser tangivel, e cujos resultados mudariam uma série de visões sobre o rock e os roqueiros no Brasil.

    Tenha acabado de maneira lamentável e entre para a história como um dos maiores fiascos já protagonizados pelas três produtoras: CK Concerts, Negri Concerts e Lamparina Produções (ir)resposáveis pela execussão deste festival de horres.

    Mas acredito que muitos fãs nãp irão deixar quieto e vão fazer o possível e o impossível para reaver o dinheiro perdido, pois o brasileiro pode ser acomodado em várias situações mas nesse caso acredito eu estar acima apenas do dinheiro, pois ali pelo que se pode constatar outros valores inerentes aos cidadãos foram ultrajados.

    Portanto na minha opinião é obrigação moral do ministério público do Estado do Maranhão resolver a situação e chamar os responsáveis a assumir seus compromissos com o público presente no festival é necessário uma punição exemplar para esses "empresários".

    E tem mais gostaria de expressar minha indignação com o Korzus pelo seguinte fato: os caras não tocaram pelo público coisa nenhuma, esses caras foram espertos, isso sim! Souberam tirar proveito da situação para se promover, pois estavam mais preocupados com o fato de serem tratados como Headliners, do que de fato com o público que estava se fudendo nas dependencias "5 estrelas", do evento.No caso do Megadeth é ruim eles salvaram o festival?

    A matéria da Roadie Crew fez um belo apanhado rechheado de boas criticas, que inclusive não pouparam nem os sr. Flaschi e Biachi cujos títulos contraditório e hipocritas são apenas termos civilizados para defini-los.

    Finalizando quem e somente está de parabéns é o público cujo comportamento foi exemplar, pois caso houvesse revolta as proporções seriam trágicas e os resultados de tais ações não são precisos descrever aqui, mas que fique a lição para todos presentes e não presentes incluíndos os "TRUE", que é necessário mais do que boa vontade para se fazer um festival de verdade.

    Obs: O que escrevi sobre o Korzus, foi soube a nota que eles soltaram e está lá publicada na Roadie Crew (site), eles fizeram uma pequena menção ao público enquanto enalteciam a sua "grandiosa particiapação", no festival como se aquilo tivesse algum mérito.

    ResponderExcluir
  17. Cara eu não achei a matéria da Roadie Crew tão isenta assim, não, pelo que a revista se diz ser e pelo que representa no meio, acho que RC deveria investir mais afundo no tema, tipo jornalismo investigativo mesmo, deveria fazer com os produtores dessem as caras. mas sabendo como as coisas são creio que vai ficar mesmo só na resenha do Maicon Leite.
    Agora que esse Negri tem de ‘amigos’ ajudando a tirar o dele da reta, é impressionante, não bastasse a matéria da ‘repórter’ que se auto entrevista no whiplash, é só dar uma sacada no Progrma/Blog Heavy Nation da uol, no especial que fizeram sobre o MOA, é claro com participação de Fernanda (Negri) Lira, arrumaram até o Destruction para dizer que o Negri não tem culpa do ocorrido. E também no episódio da TV Maloik, com reportagem de quem? Isso mesmo a repórter que se auto entrevista, o Batalha da Roadie Crew participa, mas não apura nada... Pelo visto o tal do Negri dobrou a distribuição de credencial para os shows de sua produtora, e vai ter que arrumar para algumas certas bandas aberturas de shows e vamo que vamo....

    ResponderExcluir
  18. A matéria do Maloik foi constrangedora, vergonha alheia total.

    ResponderExcluir
  19. "reportagem" digna do sofa da hebe. pobre de nos headbangers que temos representantes desta estirpe. em uma hora destas nao basta apenas aparecer, e preciso dar nome aos bois! estes caras acham que estao enganando quem?

    ResponderExcluir
  20. http://www.youtube.com/watch?v=Wq2SVrE0fZA

    ResponderExcluir
  21. A matéria da Roadie Crew comparada a cobertura feita aqui é muito inferior nem se compara.
    Mas, tem muitas pessoas que não conhecem este blog e portanto não leram então a matéria da Roadie Crew é um quebra galho, na verdade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.