Ben Harper & Relentless7 - White Lies for Dark Times (2009)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Cotação: ****

White Lies for Dark Times é o décimo álbum de Ben Harper, contanto aí seus oito álbuns solos e o disco que gravou ao lado dos Blind Boys of Alabama, There Will Be a Light, de 2004.

O disco é bem diferente daquilo que você, e a maioria das pessoas, está acostumada a esperar de Ben Harper.
White Lies for Dark Times é um álbum mais cru, mais direto, mais na cara. Sai a banda que sempre gravou ao lado de Ben, os Innocent Criminals, e em seu lugar entram uns moleques que atendem pelo nome de Relentless 7. Saem as influências do funk, blues e soul setentistas e, em seu lugar, temos guitarras pesadas com generosas doses do hard rock. É possível perceber influências de gigantes como Led Zeppelin, Grand Funk Railroad e até mesmo Black Sabbath no disco.

Entre as músicas, destaque para o hard blues "Number with no Name", para o groove de "Up to You Now", para a pesadíssima "Shimmer and Shine" - com uma entrada de bateria sensacional - e para as guitarras de "Keep it Together".

Se você é um fã das baladas acústicas que sempre marcaram a carreira de Ben Harper, fique tranquilo, porque elas batem ponto em "Skin Thin", "The Word Suicide" e "Faithfully Remain".

Para os colecionadores, um recado; no Brasil o álbum saiu em duas versõe: uma com um CD simples, e outra com um DVD bônus com o clipe de "Shimmer and Shine", um documentário chamado
Keep it Together e uma galeria de imagens do grupo. Faltou apenas a versão em vinil duplo, disponível nos mercados americano e europeu.

Enfim, mais um grande disco de um artista que merece ser ouvido por toda e qualquer pessoa que gosta de música.


Faixas:
1 Number With No Name 3:05
2 Up to You Now 5:01
3 Shimmer & Shine 3:06
4 Lay There & Hate Me 4:15
5 Why Must You Always Dress In Black 4:41
6 Skin Thin 4:33
7 Fly One Time 4:12
8 Keep It Together (So I Can Fall Apart) 4:56
9 Boots Like These 3:54
10 The Word Suicide 5:03
11 Faithfully Remain 4:28

Comentários