Bill Graham Apresenta: Minha Vida Dentro e Fora do Rock


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

A vida de Bill Graham é um capítulo importante na história do rock. Nascido em Berlim em 1931, em plena Alemanha efervecente pré-Segunda Guerra Mundial, emigrou para os Estados Unidos ainda criança, fugindo da perseguição e dos horrores do maior conflito do século XX.

Escrito a quatro mãos por Graham e por Robert Greenfield, ex-editor da
Rolling Stone entre 1970 e 1972 e autor de diversas obras dedicadas a contar a história da música popular do século XX, como A Journey Through America with the Rolling Stones, Dark Star: An Oral Biography of Jerry Garcia, Timothy Leary: A Biography e o relato digno de Sodoma e Gomorra de Exile on Main Street: Uma Temporada no Inferno com os Rolling Stones, Bill Graham Apresenta: Minha Vida Dentro e Fora do Rock, com suas quase 600 páginas, é uma leitura essencial não apenas para quem curte rock, mas também para quem admira as grandes trajetórias humanas.

Narrado sob o ponto de vista de quem estava lá - Greenfield entrevistou praticamente todo mundo que cruzou o caminho de Graham -, no olho do furacão, o livro é repleto de emoção e sinceridade. Desde o início, com Bill contando sua história e sua fuga do ódio nazista, ao lado de suas irmãs, por toda a Europa, até chegar a um ponto seguro nos Estados Unidos, o livro é rico na descrição das situações vividas pelos personagens da vida do lendário promotor de shows, compondo um mosaico tão diverso que não poderia ter a sua origem em outro ponto que não na sempre surpreendente aventura que nós, seres humanos, presenciamos todos os dias.

Mas é claro que o ponto principal de
Bill Graham Apresenta: Minha Vida Dentro e Fora do Rock
é a parte dedicada à criação e consequente desenvolvimento de suas casas de shows - primeiramente o Fillmore, que mais tarde recebeu a companhia do também mítico Winterland. Bill Graham esteve frente a frente com todo mundo que teve um papel relevante na história do rock. De Bob Dylan a Iggy Pop, passando por Grateful Dead e toda a cena psicodélica colorida e desbundada do verão do amor de San Francisco, a obra nos coloca lado a lado com nossos ídolos, quebrando os paradigmas que imaginamos, tirando músicos do pedestal e os colocando no mesmo patamar de quem consome suas músicas.

Além do apaixonante texto, o livro nos brinda ainda com belas fotos que falam por si só, eternizando momentos históricos que volta e meia são citados em toda e qualquer publicação séria de música, como a orgia infinita dos camarins dos Rolling Stones, os shows sempre únicos de Dylan, o cada vez mais inacreditável adeus da The Band em
The Last Waltz
, a fúria sem fim do The Who, os papos ao pé do ouvido com figuras como Francis Ford Copolla e Marlon Brando, e vários outros.

Ler é fundamental. Essa frase, por mais que seja um clichê, é cada vez mais verdadeira. Quando o objeto de leitura é uma obra tão cativante como
Bill Graham Apresenta: Minha Vida Dentro e Fora do Rock
, ela tem dois significados fortíssimos; para quem devora livros, um prazer sem tamanho; e para quem teima em continuar longe deles, um convite irrecusável para entrar de vez em dois dos universos mais apaixonantes que a cultura humana possui: a literatura e a música.

Ou seja: levante a bunda da cadeira e vá comprar o seu exemplar agora, rapaz!

Comentários

  1. R$ 60,00 na Saraiva. Tá aí uma boa dica para o Natal que se aproxima.

    ResponderExcluir
  2. Isso nao deve ser um livro,deve ser uma biblia do rock!Se tiver show de rock la no ceu,com certeza absoluta Deus deixou a organizacao a cargo do Bill Graham.RIP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.