Therion - The Miskolc Experience (2009)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ***1/2

O Therion é, inegavelmente, uma das bandas mais originais e ímpares do heavy metal mundial. Formado pelo guitarrista e vocalista Christopher Johnsson em Estocolmo, capital da Suécia, em 1987, o grupo inicou a sua carreira com álbuns mais voltados para o death metal, como Beyond Sanctorum (1992). Mas o conjunto se destacou mesmo a partir do disco Theli, lançado em 1996 e que mostrou ao mundo uma bem costurada união entre o heavy metal e a música clássica. A partir daí a banda manteria a qualidade de seus trabalhos, alcançando o ápice em álbuns como Vovin (1998), Deggial (2000), Secret of the Runes (2001) e a dobradinha Lemuria e Sirius B, ambos de 2004.

The Miskolc Experience é o seu décimo-sexto trabalho, e foi lançado originalmente como um CD duplo acompanhado de um DVD. Como a gravadora responsável pela edição brasileira do álbum - a Laser Company/Nuclear Blast - enviou para avaliação um promo contendo apenas as faixas dos dois CDs, excluindo totalmente o que está no DVD, este review se limitará apenas à parte sonora de The Miskolc Experience, deixando de lado o vídeo.

Gravado ao vivo no dia 28 de junho de 2007 no Festival Internacional de Ópera da cidade húngara de Miskolc, trata-se de um lançamento grandioso em todos os aspectos. O show foi dividido em duas partes, com o CD 1 tendo o subtítulo Classical Adventures e contendo releituras de Mozart, Dvorak, Verdi e Wagner, e o segundo CD, chamado de Therion Songs, apenas com composições próprias, com a banda sendo acompanhada por uma orquestra e um coral.

No disco 1, destaque para a abertura com a clássica e impressionante "Clavicula Nox" e para as versões únicas de "Dis Irae" de Mozart e para as quatro composições de Wagner - "Notung! Notung! Niedliches Schwert!", "Overture from Rienzi", "Der Tag ist da" e ""Herbei! Herbei!". Aliás, aqui cabe um comentário: é impressionante como as composições de Wagner são próximas do heavy metal, com seus arranjos originais caindo como uma luva nas interpretações cheias de paixão executadas pelo Therion.

No CD 2, os melhores momentos estão em "Blood of Kingu", "Sirius B", "Lemuria", a belíssima "Via Nocturna" e "The Rise of Sodom and Gomorrah".

Se você é fã do Therion, esse é um item que você, indubitavelmente, tem que ter em sua coleção. Se você ainda não conhece o trabalho da banda, recomendo começar por álbuns como Vovin, que irão lhe apresentar de maneira sublime a música sem igual do Therion.

Para fechar, apenas uma consideração: quando uma gravadora envia um material para nós, da imprensa, para avaliação, busca promover o seu artista - isso é uma conclusão básica e é o nosso trabalho. The Miskolc Experience foi pensado como uma experiência que une som e imagem, e por isso foi concebido com dois discos e um DVD. Entregar para a imprensa musical uma versão mutilada para avaliação não só é uma burrice sem tamanho como um atentado ao trabalho original do conjunto. The Miskolc Experience é tão bom que está acima de atitudes estúpidas como essa, mas é dever de quem trabalho com música expor para você, leitor, a maneira cega e ridícula como alguns selos nacionais, como a Laser Company/Nuclear Blast, ainda fazem questão de tratar quem, teoricamente, está do seu lado ajudando a promover os seus artistas. Lamentável é pouco!


Faixas:

CD 1 - Classical Adventures
1 Clavicula Nox 10:34
2 Dvorak: Excerpt from Symphony no. 9 2:04
3 Verdi: Vedi! le fosche notturne spotigle from Il Trovatore 2:45
4 Mozart: "Dies Irae" from Requiem 1:59
5 Saint-Saens: Excerpt from Symphony No. 3 2:14
6 Wagner: "Notung! Notung! Niedliches Schwert!" from The Ring 7:10
7 Wagner: Excerpt from the Overture from Rienzi 3:12
8 Wagner: Second part of "Der Tag ist da" from Rienzi 7:17
9 Wagner: First part of "Herbei! Herbei!" from Rienzi 1:47

CD 2 - Therion Songs
1 Blood of Kingu 5:53
2 Sirius B 3:51
3 Lemuria 4:22
4 Eternal Return 7:21
5 Draconian Trilogy
6 Schwartsalbenheim 5:28
7 Via Nocturna
8 The Rise Of Sodom And Gomorrah 6:54
9 Grand Finale 4:23

Comentários

  1. Quando soube que o Therion iria lançar um álbum nestes moldes, fiquei maluco de alegria, pois, como sou muito, muito fã da banda, aguardava esta união "banda + orquestra" há algum tempo. Mas quando peguei o pacote, confesso que fiquei decepcionado.Primeiro, na parte clássica, as músicas escolhidas foram pequenos extratos de óperas, ao menos para mim, bastante desconhecidas. Sei que é comodismo esperar por músicas "convencionais", mas para uma banda que havia gravado "O Fortuna" da ópera Carmina Burana, se podia esperar outras obras mais "populares". Ainda nesta parte, o uso de corais foi reduzido, dando destaque para os solistas. E o uso de corais sempre foi uma marca do Therion, que poderia ter sido melhor explorada neste formato... depois tem o fato de a duração desta parte ser de mais ou menos 40 minutos, o que, para um álbum ao vivo hoje em dia, com tanta gente fazendo downloads de músicas ao invés de comprar os produtos, é muito pouco. Perderam a oportunidade de oferecer mais aos fãs que tanto esperavam por isso.Depois, na parte com o repertório do grupo, senti falta de algumas músicas que casariam perfeitamente com o som da osquestra. Não que as escolhidas sejam ruins, mas "Deggial", "The Flight Of The Lord Of Flies", "Alduruna Rediviva", "Invincible", "Gothic Kabbala", "Perennial Sophia" e tantas outras, como a própria "O Fortuna", seriam bastante atraentes para os fãs do grupo. E não me interessa o formato, mas disco ao vivo do Therion tem de ter "To Mega Therion", é obrigatório! É como o Deep Purple não colocar "Smoke On The Water" em um disco ao vivo, ou o Black Sabbath não colocar "Paranoid". Deixar a melhor música da banda de fora de um disco como este é quase um sacrilégio.Se o CD/DVD é ruim? Claro que não. Dentro do que foi feito e do repertório escolhido, ficou muito bom, e matou pelo menos um pouco a vontade de vermos o Therion junto com uma orquestra completa, algo sempre insinuado (e ás vezes presente) nos discos de estúdio, mas substituído pelos samplers nas versões ao vivo. Mas que poderia ser bem melhor, poderia. Basta ver o que fizeram no box set "Celebrators Of Becoming" e no "Live Gothic"...Agora, resta esperar o que Christopher Johnson nos reserva para o futuro, visto que ficou de novo com a responsabilidade de remontar a banda inteira...

    ResponderExcluir
  2. Fica claro nessepost que Beatles é melhor que Therion, e nisso eu concordo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.