Martin Popoff - Gettin´ Tighter: Deep Purple ´68-´76


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: *****

Duzentas e quarenta e quatro páginas, escritas por um dos melhores e mais respeitados jornalistas musicais do mundo, abrangendo todos os álbuns lançados por uma das mais importantes e influentes bandas da história do rock, entre os anos de 1968 e 1976. Ou seja, o período em o Deep Purple produziu o seu material clássico e de maior impacto, os discos contendo as músicas que os transformaram em ícones eternos da música pesada.

Martin Popoff, estudioso dedicado do heavy metal e do hard rock, destrincha os trabalhos lançados pelo grupo de Ritchie Blackmore e Jon Lord desde
Shades of Deep Purple (1968) até Made in Europe (1976), além de uma passagem rápida, mas não menos competente, pelos discos gravados pelos integrantes do Purple após o primeiro fim do grupo, incluindo álbuns do Rainbow, Whitesnake, Paice Ashton Lord, Ian Gillan Band, Hughes Thrall e discos solo. Ou seja, se você é fã do Deep Purple, Gettin´ Tighter é um livro obrigatório. Se você é um fã de música pesada, é uma obra fundamental. Se você gosta de música, é uma leitura didática e sensacional.

Popoff, dono de um texto repleto de personalidade, vai fundo em cada um dos discos analisados, contando as histórias de bastidores e as curiosidades por trás de cada um deles. Além disso, analisa, com muito conhecimento de causa, cada um dos álbuns em questão, seu lugar na discografia do Purple, seu impacto e sua influência para a música, tanto no período em que foram lançados quanto nos dias atuais, onde o distanciamento do tempo torna o entendimento da obra do conjunto mais fácil de ser assimilada e absorvida.

Além dos textos, destaque também para as dezenas de imagens impressas em suas páginas, como anúncios da época, imagens do grupo, singles e as obrigatórias capas dos trabalhos analisados. Uma pena é que o livro seja em preto e branco e não colorido, não mantendo assim a exuberância das obras recentes de Popoff, como
Run for Cover: The Art of Derek Riggs, já analisado aqui no site.

Mesmo assim, sobram motivos para ter
Gettin´ Tighter em casa. Mais do que uma mera obra literária, Popoff conseguiu elaborar um verdadeiro estudo acadêmico sobre a carreira do Deep Purple, com muitas informações e dados sobre o grupo. A influência do Purple, que ao lado do Black Sabbath e do Led Zeppelin formou a santíssima trindade do rock pesado no início da década de setenta, não se apagou com o tempo, muito pelo contrário. Até hoje a força de sua música continua impressionante, batendo forte na cabeça de novos ouvintes e sendo redescoberta por rockers veteranos, que ao ouvir aqueles discos que os acompanharam por toda a vida percebem novos detalhes e novas nuances nas composições do conjunto.

Além de tudo isso,
Gettin´ Tighter - Deep Purple: ´68-´76 deveria servir de bíblia e exemplo para grande parte da crítica especializada brasileira, formada mais por torcedores do que por jornalistas dispostos a analisar, de forma séria e isenta, a obra de seus ídolos. Popoff consegue fazer isso com extrema naturalidade, nunca perdendo a força de seu texto e sempre transparecendo o amor e o tesão que sente pelo grupo.

Obrigatório, clássico e fundamental!

Compre o livro direto com Martin Popoff, acessando o seu site.

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.